Empresa

GWM realizará testes com caminhão a hidrogênio no Brasil

Modelo desenvolvido pela subsidiária FTXT da fabricante inicialmente tem programação com universidades

A GWM iniciará a partir de setembro testes com o caminhão a hidrogênio no País. A primeira unidade do GWM Hydrogen powered by FTXT, subsidiária da fabricante chinesa já está no Brasil, na fábrica de Iracemápolis (SP) para inspeções e validações antes das avaliações práticas.

Inicialmente, os testes serão feitos em parceria com universidades brasileiras, dentre elas a USP, dona de uma infraestrutura para abastecimento de hidrogênio a partir de etanol.

“Estamos falando de uma tecnologia que une o melhor dos dois mundos: a robustez de um caminhão elétrico e a autonomia proporcionada pelo hidrogênio verde, com um processo de abastecimento rápido e zero emissões do tanque a roda”, destaca Davi Lopes, head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.

LEIA MAIS

→Potenciais fornecedores da GWM se encontram no Senai-Ipiranga

→GWM inaugura fábrica dia 15, mas híbrido flex só daqui um ano

Segundo a GWM, inicialmente os testes têm objetivo de transferência de conhecimento e colaboração com centros de pesquisa e instituição de ensino. Ainda antes de seguir por vias públicas, o modelo também passará por baterias de avaliações em campo de prova a fim de obter informações de suspensão, desempenho e segurança.

O modelo traz bateria de 105 kWh e conjunto de cilindros com capacidade para 40 kg de hidrogênio. A primeira aparição pública do caminhão será no 15 de agosto próximo, durante a inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis.


Foto: Divulgação GWM

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Em abril, na Argentina, primeiro evento externo do Sindipeças

Em busca de ampliar as vendas externas, são seis ações este ano, incluindo também África…

% dias atrás

Montadoras investem cada vez mais em grandes eventos

Mais concorrentes e mercado estagnado impulsionam a busca por mais visibilidade

% dias atrás

Volvo coloca na oferta o chassi urbano B320R para operar com B100

Novidade complementa a linha de veículos com compromisso de descarbonizar o transporte junto aos elétricos

% dias atrás

Thiago Marques assume Marketing e Produto da chinesa MG

Marca do grupo SAIC tem planos de iniciar montagem no Brasil no final deste ano

% dias atrás

Com novo SUV cupê Sonic, GM visa retomar terreno perdido

Modelo produzido em Gravatai representa entrada em segmento estratégico, ainda não explorado pela Chevrolet

% dias atrás

CKD/SKD: trabalhadores se unem à Anfavea contra imposto zero.

Marcas chinesas, principalmente a BYD, insistem na continuidade dos incentivos às exportações

% dias atrás