Chegada do Tera ampliou participaçãpo da marca e não roubou vendas do Nivus

OTera está cumprindo exatamente o papel que dele a Volkswagen esperava. Menos de dois meses depois de chegar às concessionárias, o modelo tem representado vendas totalmente adicionais e alavancado a participação da marca, especialmente no segmento de SUVs.
Em julho, com os 3.244 licenciamentos do Tera, a Volkswagen comemorou mais de 18,9 mil utitilitários esportivos vendidos. O número representa 18% de participação no principal segmento do mercado interno.
Mais ainda: é nada menos do que o dobro das 9.958 unidades (9,6%) negociadas pela Jeep, marca que dominou o segmento por sete anos consecutivos, hegemonia quebrada pela própria VW em 2023.
No mês passado, até a mesmo a Fiat, coirmã dentro da Stellantis, com mais de 11 mil utilitários esportivos vendidos (10,5%), ficou à frente da Jeep, que ainda viu a Toyota (8,5% e 8,7 mil unidades) se aproximar muito.
| Volkswagen | 17,0 |
|---|---|
| Jeep | 11,4 |
| Fiat | 9,9 |
| Toyota | 8,5 |
| Hyundai | 7,0 |
| Honda | 6,3 |
| General Motors | 6,2 |
| Caoa Chery | 5,9 |
| Nissan | 5,2 |
| BYD | 4,2 |
Apesar do grande número de lançamentos da concorrência nos últimos meses, a Volkswagen vai sustentando os 17% de participação com os quais encerrou 2024 na ponta. Melhor, viu a segunda colocada Jeep perder mais de 1,5 ponto porcentual, para 11,4%, em igual comparação.
A pouca canibalização entre Tera e Nivus imaginada e desejada pela Volkswagen também parece estar se concretizando como verdade.
Mesmo com as mais de 3 mil unidades vendidas do novo SUV de entrada e toda a campanha de comunicação que naturalmente o envolveu, no mês passado o Nivus esbarrou em 5,8 mil licenciamentos, seu melhor resultado mensal nos últimos dois anos, precisamente desde julho de 2023.
Também os negócios com o T-Cross não sentiram, por enquanto, qualquer influência negativa por conta da chegada do Tera, cuja versão topo tem preço sugerido a partir de R$ 142 mil e se sobrepõe a versões intermediárias do irmão maior.
O SUV líder do mercado brasileiro somou mais de 9 mil licenciamentos no mês passado, mesmo patamar registrado até maio, quando o Tera ainda não estava à venda. Ao longo do ano, segue firme rumo a mais um ano com o SUV mais vendido do País.
De janeiro a julho, já tem mais de 53,5 mil emplacamentos frente a 39 mil do segundo colocado Hyundai Creta.
Foto: Divulgação
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