Tecnologia utilizada em carros passa a ser adotada nos ônibus elétricos da marca produzidos em Campinas

Em comunicado sobre o uso da bateria Blade que equipa seus veículos de passeio também nos ônibus da marca produzidos em Campinas, SP, a BYD revela que a partir do ano que vem iniciará a produção dos packs dessa bateria em sua fábrica de Manaus, AM.
“Esse momento tem um significado muito especial para nós. Nascemos como uma empresa de baterias e foi justamente essa expertise que nos colocou na vanguarda da mobilidade mundial. A Blade é mais que uma bateria: é o divisor de águas em desempenho, eficiência e inovação, já escolhida por diversas marcas globais para equipar seus carros elétricos”, destaca Marcello Schneider, diretor de Veículos Comerciais e da Divisão Solar da BYD Brasil.
LEIA MAIS
→Calvet, da Anfavea, sobre carta da BYD: “Deselegante”.
→Na mineira Uberlândia, testes com ônibus elétrico da BYD
Na avaliação do executivo, a chegada dessa tecnologia nos ônibus “é um passo decisivo para transformar o transporte coletivo em algo mais limpo, inteligente e acessível para todos”.
Lançada mundialmente em 2020, a Blade tem formato alongado e estrutura interna que utiliza células LFP (lítio-ferro-fosfato) dispostas horizontalmente, “o que otimiza o uso do espaço, reforça a rigidez estrutural do veículo e oferece um desempenho térmico superior”, segundo a empresa.
Entre suas vantagens, a BYD destaca a vida útil e a redução da necessidade de manutenção. Nos novos ônibus elétricos, as baterias variam entre 425 kWh e 499 kWh no modelo BC12 e entre 542 kWh e 642 kWh no modelo BC22, permitindo recargas completas entre uma hora e meia e duas horas por meio da tecnologia de carregamento rápido.
Na operação prática, os veículos terão autonomia em condições reais de tráfego urbano de até 270 km e até 350 km, respectivamente. A fabricação dos novos chassis de ônibus com baterias Blade será feita em Campinas, onde a BYD mantém, desde 2015, uma de suas principais unidades na América Latina.
Foto: Divulgação/BYD
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…