Empresa

Nova Amarok terá versão híbrida, confirma chairman da VW

Alexander Seitz adianta que picape produzida na Argentina terá portfólio ampliado com outras motorizações

Do Rio de Janeiro

Apesar de manter segredo sobre a data exata da sua entrada no mundo da eletrificação com produtos regionais, a Volkswagen confirmou uma versão híbrida da nova Amarok que será produzida na Argentina e tem previsão de lançamento em 2027.

Em entrevista concedida a um pequeno grupo de jornalistas antes do evento The One, durante o qual a empresa premiou seus principais fornecedores na noite de quinta-feira, 14, no Rio de Janeiro, o chairman da Volkswagen para a América do Sul, Alexander Seitz, revelou que na nova geração da picape terá várias versões.

“A participação do modelo hoje é pequena porque só temos uma opção com o motor V6, de 258 cv, o que limita seu alcance. Com o investimento na nova Amarok vamos ampliar o portfólio e ter novas motorizações, incluindo uma híbrida”, garantiu o executivo, negando-se a adiantar se será uma híbrida-flex, também a etanol, ou só gasolina.

LEIA MAIS

Seitz, da Volkswagen: “América do Sul é a que mais cresce”.

É sabido que a montadora investe no desenvolvimento de modelos híbridos inclusive no Brasil, mas até o momento a empresa não tinha revelado em quais modelos da marca a tecnologia será inicialmente incorporada.

Apesar de ser definido como um carro latino-americano, a nova picape a ser produzida na fábrica de Pacheco, no país vizinho, tem desenvolvimento em parceria com a chinesa SAIC.

“Vamos transformar um carro deles (dos chineses) em um produto ideal para um mercado picapeiro como é o da Argentina. Vamos adaptar chassis, dinâmica, performance e design”, explicou Seitz, informando ainda que parte das autopeças virão da China.

Atualmente, o motor da Amarok vem da Europa e não se descarta trazê-lo do país asiático. Mas isso ainda não está definido, segundo o chairman: “Por ser Mercosul, precisamos ter programa de localização, que é de 35% numa primeira fase e na sequência de 50%”.

Sobre projetos de localização de peças na região, comentou que o mais difícil ainda é a parte de eletroeletrônicos. Mas como outros fabricantes também investem em híbridos na região, ele acredita em tendência de começar a ter investimentos em produção desses componentes.

A Volkswagen anunciou este ano investimento de US$ 580 milhões na Argentina, perto de R$ 4 bilhões, totalizando aporte de R$ 20 bilhões na região.

A fábrica de Pacheco atualmente produz apenas a Amarok, que tem mais da metade da sua oferta destinada à exportação, principalmente para o Brasil. O SUV Taos, antes fabricado lá, agora vem do México.


Fotos: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás