No Congresso Expo & Fenabrave, a terça-feira, 26, contempla encontros reservados das associações dos concessionários e montadoras

Programado para os próximos três dias — de terça-feira, 26, a quinta-feira, 28 —, o 33º Congresso & ExpoFenabrave, que acontece no São Paulo Expo, na capital paulista, tem o primeiro dia dedicado a reuniões das associações de marca. A abertura para público e para a imprensa só a partir da quarta-feira, 27.
No caso do segmento de leves, os encontros das associações de marca deverão abordar, entre outros temas, a recém-divulgada “Pesquisa Fenabrave, a Voz do Concessionário. Quando os bons falam, a verdade sempre aparece!”.
Foram ouvidas 23 entidades de concessionários de carros e comerciais leves, mostrando a avaliação do desempenho das respectivas montadoras e também das entidades representativas das redes.
LEIA MAIS
→Com rede insatisfeita, GM perde lugar para a Hyundai na quinzena
→Na pesquisa de satisfação das redes, GWM no topo e BYD na lanterna
AutoIndústria publicou duas reportagens sobre a pesquisa, uma mostrando a insatisfação da rede Chevrolet com relação às ações da General Motors e outra com o desempenho de três marcas chinesas, com a GWM se destacando favoravalmente e a BYD aparecendo entre as piores avaliadas pelas concessiónárias.
Dois índices — o de Valor e o de Parceria Comercial — refletem a média das notas dadas às montadoras. No primeiro caso, que avalia a parte de negócios, como se a fabricante coopera para assegurar a rentabilidade das revendas, os seis fabricantes de veículos leves melhores avaliadas são a BMW, GWM, Ford, Toyota, Mitsubishi e Chery, ficando na lanterna as fabricantes BYD, Audi, GM, Renault, Kia e Land Rover e Jaguar.
No Índice Parceria Comercial, o Top 6 contempla as mesmas montadoras do Índice de Valor, apenas com inversão da ordem entre Ford e Toyota (BMW, GWM, Toyota, Ford, Mitsubishi e Chery). As seis últimas colocadas são Peugeot, Citroen, Audi, BYD, GM e Renault, ou seja, as que se repetem em contexto negativo nos dois índices são BYD, Audi, GM e Renault.
Montadoras participam
É comum representantes das montadoras participarem das reuniões de associações de marcas que acontecem durante o Congresso Fenabrave.
Em alguns casos, os encontros são divididos em duas partes, uma só com os concessionários e outra com os executivos das fabricantes de veículos também presentes. Há ocasiões, contudo, que o encontro contempla as duas partes do início ao fim.
Coordenada pela Scheuer Consultoria, de Luiz Adelar Scheuer, que foi diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Mercedes Benz do Brasil, presidente da Anfavea, vice-pesidente da FIESP e FIEMG , a Pesquisa Fenabrave é realizada anualmente desde 2003.
Além das notas dadas às montadoras, também são avaliadas as associações de marcas e a própria Fenabrave.
Na avaliação das associações quanto à comunicação com os concessionários a respeito dos assuntos da marca, as seis que tiveram melhor nota foram as entidades representantes das revendas Toyota, Mercedes-Benz Automóveis, BMW, Ford, Mitsubishi e Jaguar Land Rover.
Nesse quesito, as seis com notas mais baixas, ou seja, as com pior avaliação dos próprios concessionários, foram as associações da Peugeot, BYD, GM, Honda Autos, Renault e Kia Motors.
A Fenabrave ainda não confirmou quem vai participar da abertura do congresso na quarta-feira, 27, pela manhã, mas já adiantou que no início da tarde haverá palestra com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Paralelamente ao congresso, será realizada a ExpoFenabrave, a maior feira de negócios voltada à distribuição automotiva do Brasil. Serão mais de 200 marcas expositoras em um espaço de 25 mil m², reunindo empresas de tecnologia, consórcios, seguradoras, financeiras, plataformas digitais, montadoras e fornecedores de serviços.
Foto: Reprodução
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…