Profissional com longa carreira no setor automotivo, atuará nos segmentos agrícola, de construção, caminhão e ônibus

Um dos mais respeitados profissionais da indústria brasileira, Luis Pasquotto passa a integrar o corpo de conselheiros da [BIM]³, Boschi Inteligência de Mercado. Ele reforça o time da consultoria nos segmentos agrícola, de construção, caminhão e ônibus.
A carreira de quase 40 anos Pasquotto foi consolidada, sobretudo, na Cummins, onde atuou por mais de três décadas, até 2021, e ocupou posições de liderança global, incluindo a vice-presidência mundial e a condução de operações na América do Sul e da unidade de Motores na América Latina.
Desde então, o executivo tem participado de conselhos de médias e grandes empresas. “Essa vivência em governança corporativa e mentoria estratégica amplia a capacidade da [BIM]³ de apoiar clientes com inteligência de mercado aplicada ao crescimento sustentável, expansão internacional e competitividade”, avalia Gregori Boschi, sócio e consultor da [BIM]³.
Engenheiro mecânico aeronáutico pelo ITA, Pasquotto ingressou na área de engenharia da operação brasileira da Cummins em 1992. Foi nomeado vice-Presidente da Cummins Inc. em 2011 e no ano seguinte, líder da América do Sul e membro do conselho de administração da Komatsu Cummins Chile (KKC), joint venture para os segmentos de mineração, geração de energia, automotivo e fora de estrada.
Ele construiu forte reputação também por sua atuação associativa. Foi vice-presidente da AEA, membro do Conselho da Câmara Americana do Comércio (Amcham), do Conselho Executivo do Sindipeças e liderou o Comitê de Tecnologia entre 2017 e 2019 na interação com o governo em discussões do Rota 2030.
Foto: Divulgação
Critérios técnicos próprios organizam ranking em 14 categorias; desempenho do mercado em 2026 deve permanecer…
A alíquota de importação retoma os 35% vigentes para modelos a combustão em julho
Em pauta, o fim dos incentivos a veículos CKD/SKD e as modestas projeções do setor…
Em 2025, a fabricante registra o terceiro crescimento consecutivo
Aumento em 5 mil m² reflete inclusão de novos componentes na oferta
Anip está negociando com o governo medidas para por fim às importações com dumping