De Campinas, SP

A Toyota diversifica sua atuação no mercado brasileiro com o lançamento da Hiace Minibus, que chega na rede de 300 concessionárias da marca com preço a partir de R$ 364.990, marcando a estreia da montadora no estratégico segmento de vans.

Produzido na fábrica de Zárate, Argentina, o modelo tem DNA da picape Hilux e configuração 15+1 lugares. A oferta da configuração minibus é apenas o primeiro passo da Toyota com vistas a ampliar participação entre os comerciais leves vendidos no Brasil, no qual concorria até agora apenas com a picape.

A empresa já adianta que a partir de novembro chegarão ao mercado brasileiro as opções Furgão, Ambulância e Refrigerada/Isolada.

A produção total da Hiace no país vizinho é de 3 mil unidades/ano, das quais 2 mil virão para o mercado brasileiro.

Durante o lançamento da van em Campinas e Itu, no interior paulista, José Ricardo Gomes, diretor de Atendimento ao Cliente e Cadeia de Valor para América Latina e Caribe e diretor Comercial da Toyota do Brasil, falou do potencial do segmento no mercado brasileiro:

“Em 2016 foram emplacadas apenas 14,5 mil dessas unidades, volume que subiu para 37,5 mil no ano passado e deve atingir 42,5 mil em 2030”, comentou o executivo, lembrando que o modelo traz consigo os programas Toyota 10, até 10 anos de garantia, e Revisão Facilitada, que oferece as três primeiras manutenções gratuitas.

Com 16 assentos distribuídos estrategicamente para ampliar a área de circulação dos ocupantes, a Hiace Minibus é equipada com bancos reclináveis, saídas de ar-condicionado individuais no teto, alças de apoio e uma última fileira rebatível, pensada para o transporte eventual de cargas e bagagens.

O modelo tem o mesmo conjunto mecânico da Hilux: motor 2.8 turbodiesel, que entrega 174 cv de potência a 3.400 rpm e torque de 45,8 kgfm já a partir de 1.600 rpm. Suas médias de consumo são de 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, segundo dados do Inmetro.

Com tração traseira, a Hiace tem câmbio automático de seis marchas com opção de trocas manuais e conta com raio de giro compacto, de apenas 6,9 m, “reforçando sua agilidade para manobras e seu apelo para o uso urbano”, conforme Gomes.

Com relação aos itens de segurança, o executivo destaca os cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, três airbags (duplos frontais e um de joelho para o motorista) e recursos de segurança ativa, como Assistente de Partida em Rampa (HAC) e Controles de Tração (TRC) e de Estabilidade (VSC). Também vem com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Ao longo de seis gerações lancadas nos últimos 58 anos, a Hiace já vendeu mais de 6 milhões de unidades em 150 países.

Venda e pós-venda

Na área de pós-venda, a Hiace oferece o programa Revisão Facilitada, com as três primeiras revisões gratuitas e valores fixos da 4ª à 6ª manutenção, realizadas a cada 12 meses ou 10 mil km, conforme o padrão Toyota.

Sobre o lançamento, Gomes informou que os interessados poderão financiar o modelo, por meio do Banco Toyota do Brasil, com entrada a partir de 0%, prazos flexíveis de até 60 meses, parcelas intermediárias opcionais e até 60 dias para começar a pagar.

“Além disso, fechando um contrato com o Banco Toyota até 31 de outubro, o cliente irá ganhar as revisões 4, 5 e 6 gratuitamente”, garantiu o executivo, informando, por fim, que a locação do Hiace Minibus será de exclusividade da Kinto, empresa especializada em soluções de mobilidade da Toyota.


Fotos: Divulgação/Toyota

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!