Número é 14% maior do que há seis meses

Ainfraestrutura de carregamento de veículos elétricos no Brasil alcançou exatos 16.880 pontos públicos e semipúblicos, quase a metade, mais de 8 mil, somente no Sudeste.
O número, apurado em agosto pela Tupi Mobilidade em parceria com a ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, representa crescimento de 14% frente ao último levantamento, realizado em fevereiro.
O avanço mais significativo ocorreu na oferta de carregadores rápidos (DC), que cresceu 59% no período e agora, com mais de 3,8 mil pontos, representam 23% do total. Os 77% restantes, 13 mil, são de carga lenta (AC).
LEIA MAIS
→ Quase estagnados, elétricos formam segmento de “uma marca só”
A ABVE calcula que a frota de veículos elétricos e híbridos plug-in negociados superou 302,2 mil unidades — 44,5% ou 134,6 mil movidos a bateria somente — no acumulado desde 2022 até o mês passado. A relação de automóveis e comerciais leves por ponto de recarga, assim, está em 18 por um.
“Esse avanço confirma a tendência. A queda de custos dos equipamentos e a crescente demanda dos usuários por recargas de longa distância levaram os operadores a priorizarem investimentos em DC”, analisa Davi Bertoncello, diretor de Comunicação da ABVE e fundador da Tupi Mobilidade.
Os proprietários de veículos elétricos e híbridos plug-in podem contar hoje com eletropostos em 1.499 municípios, 10% a mais do que apontou o levantamento anterior. Quase um terço, 542 localidades, estão na região Sudeste, maior mercado de veículos do País.
A região Norte foi a de maior crescimento no número de pontos de recarga desde fevereiro: passou de 254 para 412, 62,2% a mais. No Nordeste, o avanço foi de 25,8% e no Centro-Oeste, de 24,4%, contra 10,2% do Sul.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…