Negociação deve começar até o fim deste mês na bolsa de Hong Kong

Uma das principais montadoras de veículos da China, a Chery Auto quer ampliar seu poderio no mercado global, onde apareceu na 11ª coloçação entre as fabricantes que mais venderam veículos no ano passado. Para 2025, a meta é atingir 3 milhões de unidades. Até agosto, vendeu 1,73 milhão de veículos.
Movimento importante para se posicionar em patamar global mais elevado será realizado este mês. A empresa deve fazer sua oferta pública inicial (IPO), começando as negociações até o final de setembro na Bolsa de Valores de Hong Kong.
Com a abertura, a empresa busca levantar algo entre US$ 1,5 bilhão a US$ 2 bilhões, recursos que serão encaminhados para desenvolvimento de automóveis de passageiros, tecnologias automotivas, modernização de instalações industriais e, claro, expansão da presença em mercados internacionais.
LEIA MAIS
→ Caoa-Changan estreia no Salão do Automóvel
→ Caoa Chery reduz preços de versões plug-in
As vendas de veículos do grupo atingiram 2,6 milhões de unidades no ano passado, recorde absoluto e resultado 38,4% maior do que no ano anterior. As exportações somaram 1,14 milhão de embarques, robusto crescimento de 21,4% na mesma comparação.
No mês passado, as marcas da Chery vendeu 242,7 mil veículos. As exportações de 129,5 mil unidades representaram recorde mensal e consolidaram a empresa como a maior exportadora chinesa de automóveis.
Ao longo dos primeiro oito meses de 2025, a Chery Auto já negociou 1,7 milhão de unidades, crescimento de 14,5% ante igual período do ano passado. Os embarques para diversos continentes alcançaram 799 mil veículos, avanço de 10,8%. A marca Chery, sozinha, respondeu por 1,08 milhão de unidades.
Recordes no Brasil
A Chery participa do mercado brasileiro por meio de parceria com o Grupo Caoa, que produz utilitários esportivos em Anápolis, GO. De janeiro a agosto foram negociados no mercado interno 41,7 mil veículos sob a marca Caoa Chery, 3,4% das vendas totais de automóveis de passeio.
No mês passado, a Caoa Chery estabeleceu recorde de vendas e produção. A rede de concessionárias da marca entregou aos clientes finais exatas 6.750 unidades do Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, todos montados em Goiás, e do sedã importado Arrizo 6. No varejo, a a marca atingiu a 7ª posição no mês, com 6,7% de participação, o maior índice desde 2017, ano de início da parceria.
Em agosto, saíram das linhas de montagem de Anápolis 7 mil SUVs, também maior volume em oito anos. “Os números de agosto confirmam o que vínhamos construindo: crescimento consistente e um portfólio competitivo”, comemora Roberto Pedrosa, diretor Comercial da Caoa.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…