Há 16 anos fora do continente, foco agora é o segmento rodoviário com o modelo Paradiso G8 1200

Sem atuar comercialmente na Europa há 16 anos, a Marcopolo decidiu retomar negócios no velho continente, com modelos importados do Brasil, a partir do ano que vem.
Nesse sentido, participa da Busworld Europa 2025, que acontece de 4 a 9 de outubro, em Bruxelas, Bélgica, onde mostrará um ônibus rodoviário, o Paradiso G8 1200, que tem homologação prevista para o início de 2026.
A fabricante de Caxias do Sul, RS, manteve fábrica de carrocerias de ônibus em Coimbra, Portugal, de 1991 a 2009, quando desativou produção e vendas na Europa.
LEIA MAIS
→Marcopolo lança o Audace 1050 no mercado africano
→Emplacamentos de ônibus seguem aquecidos
Conforme comunicado divulgado pela empresa nesta terça-feira, 16, o Paradiso G8 1200 foi desenvolvido especialmente para atender às exigências e preferências dos operadores europeus.
“A presença na Busworld é fundamental para mostrarmos o que temos de mais avançado em design, tecnologia e conforto para o transporte coletivo. O modelo que vamos expor reforça nosso compromisso com a expansão internacional da companhia”, comenta André Armaganijan, CEO da Marcopolo.
A decisão de retornar ao continente, segundo informou, foi motivada por um cenário atual favorável para fornecedores globais que tenham produtos adaptados às normas e expectativas daquele mercado, como é o caso da empresa com o Paradiso G8 1200.
Entre os principais diferenciais do modelo estão o design funcional, com maior área envidraçada e para-brisa ampliado, acessibilidade total, com segunda porta no entre-eixos e sanitário reposicionado para maior comodidade, e interior com acabamento premium, poltronas com deslocamento para o corredor e portas pantográficas eletropneumáticas.
Foto: Divulgação/Marcopolo
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…