O mercado de automóveis na Europa registrou em agosto o segundo mês consecutivo de alta com 791.349 unidades entregues, volume 4,7% superior ao anotado no mesmo mês do ano passado, quando 755.473 modelos chegaram às ruas.

O crescimento, no entanto, ainda não mostra força para se descolar do desempenho de 2024. De janeiro a agosto, as vendas somaram 8,69 milhões de automóveis, quase um empate com os licenciamentos de um ano atrás, de 8,66 milhões de unidades, expressando leve alta de 0,4%.

LEIA MAIS

→Acea: vendas de automóveis na Europa chegam estáveis no 1º semestre

Os dados consolidados pela Acea, a associação que representa as fabricantes de veículos na Europa, dizem respeito aos mercados da União Europeia, Reino Unido e países do bloco da associação de comércio livre EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça).

Ainda que Acea considere o mercado de eletrificados em ritmo abaixo do necessário para almejada transição energética. Até agosto, modelos elétricos e híbridos contabilizaram 5,34 milhões de unidades, volume que representou 61,5% das vendas de automóveis.

Pelos dados da associação, a demanda por eletrificados se mantém em crescimento contínuo, liderada pelos híbridos leves, plenos (MHEV e HEV) e plugin. Juntos somaram 3,80 milhões de unidades negociadas até agosto, participação de 43,8% do mercado.

A fatia dos híbridos já se mostra bem maior do que a dos automóveis a gasolina e a diesel. Além das vendas em declínio contínuo, a soma de 3,11 milhões de unidades de ambos nos primeiros oito meses, representou 35,8% do mercado total.

Somente os 100% elétricos acumularam até agosto 1,53 milhão de unidades, volume 26% maior relação ao de um ano atrás (1,21 milhão). Com isso, o segmento encerrou o período com 17,7% de participação.


Foto: Divulgação Acea

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!