Empresa

Trabalhadores da Toyota aprovam layoff em Sorocaba

Sem produzir por causa do vendaval que destruiu a fábrica de motores, unidade não tem previsão de retomada

Em assembleia virtual realizada no domingo, 28, os trabalhadores da Toyota da fábrica de Sorocaba, SP, aprovaram acordo de layoff negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

A unidade teve de paralisar suas atividades na semana passada após vendaval ocorrido na segunda-feira, 22, que devastou a fábrica de motores de Porto Feliz, também no interior paulista.

Sem condições de produzir motores localmente, a Toyota teve de suspender toda a sua produção de veículos e adiou o lançamento do Yaris Cross inicialmente previsto para o final de outubro. Entre as alternativas em estudo, a empresa negocia importar motores de outras fábricas do grupo para tentar retomar operações no Brasil.

LEIA MAIS

Toyota já negocia trazer motores de outros países

Vendaval em Porto Feliz atrasa lançamento do Yaris Cross

Segundo informe do Sindicato de Sorocaba, do total de votantes na assembleia virtual, 96,3% aprovaram a proposta apresentada, que garante a suspensão temporária dos contratos de trabalho com a preservação dos empregos e dos direitos.

De um total de 4.492 trabalhadores aptos a votar, 3.709 participaram da votação. O acordo entra em vigor no dia 21 de outubro, já na sequência das férias emergenciais de 20 dias, que terão início no próximo dia 1º. O layoff poderá ter prorrogação mensal por até 150 dias.

“O acordo foi construído com diálogo e responsabilidade, garantindo que nenhum trabalhador fique desamparado nesse momento delicado. Nosso objetivo sempre foi proteger empregos, salários e direitos, fortalecendo a categoria para enfrentar juntos os desafios impostos pela crise”, comentou Silvio Ferreira, secretário-geral da entidade.

Para Leandro Soares, presidente do sindicato, o layoff não é apenas uma medida de proteção imediata, mas também um instrumento para garantir que a Toyota mantenha sua presença em Sorocaba: “Essa conquista só foi possível porque a categoria esteve mobilizada e confiante na atuação firme do sindicato”.

O sistema de votação eletrônico utilizado foi desenvolvido pela própria entidade sindical, “com tecnologia que assegura o sigilo do voto, sem que empresa ou sindicato tenham acesso à escolha individual de cada trabalhador”, informaram os sindicalistas.


Foto: Divulgação/Toyota

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás