Picape "siamesa" da Fiat Titano tem início de venda no Brasil previsto para o começo de 2026

A previsão oficial, pelo menos por enquanto, é de que ela esteja nas concessionárias brasileiras somente no começo do ano que vem. Mas a RAM Dakota acaba ter sua produção iniciada no complexo industrial da Stellantis em Córdoba, Argentina, e as primeiras unidades, por certo, abastecerão o mercado local.
A montadora, porém, não esconde que a produção de uma picape grande no país vizinho visa sobretudo as exportações, em especial para o maior mercado da região, o Brasil.
LEIA MAIS
→ RAM Dakota promete brigar pelo topo das picapes médias
→ Ram revela primeiras imagens da Dakota de produção
Aqui a RAM já vendeu 20,5 mil picapes nos primeiros nove meses de 2025, a grande maioria, 17,6 mil, da Rampage, único modelo da marca fabricado na América do Sul.
A Rampage sai da linha de montagem de Goiana, PE, onde também é fabricada a Fiat Toro, que só não compartilha com a Rampage alguns poucos equipamentos e acabamentos internos e, claro, o desenho dianteiro e traseiro da carroceria.
A Stellantis está seguindo rigorosomente a mesma fórmula no caso da Dakota. No primeiro semestre deste ano, Córdoba passou a produzir a Titano, picape Fiat que igualmente é vendida aqui e que compartilha quase tudo com o novo modelo da RAM — da planta argentina também sai o sedã Fiat Cronos.
Segundo a montadora, a produção da Dakota na Argentina “consolida o Polo de Córdoba como um hub estratégico na produção de picapes para a região”.
Para isso, desde o ano passado a unidade tem sido destino de ciclo de investimento de US$ 385 milhões em atualização tecnológica e desenvolvimento de novos produtos.
Até mesmo o novo motor que equipa da Dakota: o Multijet turbodiesel 2.2 litros de 200 cv, não por coincidência utilizado na própria Titano e em outros veículos comerciais das marcas da Stellantis vendidos na região, e que será fabricado localmente a partir dce 2027.
“O lançamento da Ram Dakota é um exemplo de como a integração local impulsiona a competitividade regional”, destaca Herlander Zola, Presidente da Stellantis para a América do Sul.
A RAM já apresentou na Argentina a versão Warlock, 4×4, opção com maior vocação para o off-road, afirma a marca. A versão exibe farois e lanternas em LED, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 17 polegadas negras, pneus de uso misto, estribos laterais e santântonio na caçamba que comporta 1.200 litros de carga.
Internamente, bancos dianteiros elétricos, quadro de instrumentos digital e central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, console central elevado, com carregador por indução para celular. A Dakota terá seis airbags e , segundo a RAM, “ampla oferta de equipamentos para condução semiautônoma”.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…