Empresa

Brasileira Rinaldi quer dobrar exportações em três anos

Fabricante de pneus de Bento Gonçalves completa 56 anos com foco em expansão internacional

A brasileira Rinaldi, fabricante de pneus e câmaras de ar para motocicletas, pneus agrícolas e industriais com sede em Bento Gonçalves, RS, completa 56 anos de atividades com planos de conquistar 20 novos mercados externos em três anos, ampliando de 30 para 50 o número de países com os quais mantém negócios.

O objetivo é expandir de 12% para 20% a participação das exportações em seu faturamento líquido até 2028. “Enfrentamos muitos desafios ao longo dos anos, especialmente por sermos uma empresa 100% nacional. No entanto, mantivemos uma estratégia sólida de investimentos contínuos em diversas áreas”, comenta André Ricardo Fiorese, gerente de exportação.

Nesse sentido, um dos focos tem sido a expansão internacional. “Estamos trabalhando intensamente para atingir a meta de quase dobrar a fatia das exportações no nosso faturamento nos próximos três anos”, completa.

A empresa, atualmente, já atua na Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Bolívia, Peru, Venezuela, Equador, Costa Rica, México, Guatemala, Guiana, Haiti, Cuba, Letônia, Portugal, Suécia, Itália, Espanha, Bélgica, Finlândia, Chipre, República Tcheca, França, Alemanha e Estados Unidos.

Mais recentemente passou a fornecer também para a Turquia, Inglaterra e Polônia. As novas conquistas são fruto direto de uma missão internacional liderada por Renan Vicari, analista de exportação da Rinaldi, que passou um mês visitando 11 países da Europa.

“A ideia é viajar para nos aproximarmos dos clientes e entender as suas demandas. São duas viagens por ano, uma em cada semestre”, explica Vicari, que atua com foco nos mercados da Europa, Ásia e África.

A estratégia de internacionalização também contempla o aumento do portfólio de produtos exportados nos mercados onde já atua. No momento, a empresa está em processo de certificação e homologação de novos itens, especialmente para a Comunidade Europeia.


Foto: Divulgação/Rinaldi

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Importação de carros chineses cresce 61% e a de argentinos cai 30%

Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…

% dias atrás

Exportações de veículos começam 2026 com o pé no freio

Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras

% dias atrás

Eletrificados têm fatia recorde, mas com maior presença dos nacionais

Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros

% dias atrás

Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil

Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…

% dias atrás

Montadoras desaceleram produção neste início de ano

Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável

Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola

% dias atrás