Fabricante de pneus de Bento Gonçalves completa 56 anos com foco em expansão internacional

A brasileira Rinaldi, fabricante de pneus e câmaras de ar para motocicletas, pneus agrícolas e industriais com sede em Bento Gonçalves, RS, completa 56 anos de atividades com planos de conquistar 20 novos mercados externos em três anos, ampliando de 30 para 50 o número de países com os quais mantém negócios.
O objetivo é expandir de 12% para 20% a participação das exportações em seu faturamento líquido até 2028. “Enfrentamos muitos desafios ao longo dos anos, especialmente por sermos uma empresa 100% nacional. No entanto, mantivemos uma estratégia sólida de investimentos contínuos em diversas áreas”, comenta André Ricardo Fiorese, gerente de exportação.
Nesse sentido, um dos focos tem sido a expansão internacional. “Estamos trabalhando intensamente para atingir a meta de quase dobrar a fatia das exportações no nosso faturamento nos próximos três anos”, completa.
A empresa, atualmente, já atua na Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Bolívia, Peru, Venezuela, Equador, Costa Rica, México, Guatemala, Guiana, Haiti, Cuba, Letônia, Portugal, Suécia, Itália, Espanha, Bélgica, Finlândia, Chipre, República Tcheca, França, Alemanha e Estados Unidos.
Mais recentemente passou a fornecer também para a Turquia, Inglaterra e Polônia. As novas conquistas são fruto direto de uma missão internacional liderada por Renan Vicari, analista de exportação da Rinaldi, que passou um mês visitando 11 países da Europa.
“A ideia é viajar para nos aproximarmos dos clientes e entender as suas demandas. São duas viagens por ano, uma em cada semestre”, explica Vicari, que atua com foco nos mercados da Europa, Ásia e África.
A estratégia de internacionalização também contempla o aumento do portfólio de produtos exportados nos mercados onde já atua. No momento, a empresa está em processo de certificação e homologação de novos itens, especialmente para a Comunidade Europeia.
Foto: Divulgação/Rinaldi
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…