Recurso gerenciado por IA garante mais força nos aclives e promessa de até 3% de economia

A Volvo incrementou a linha 2026 da gama de caminhões FH com o que chamou de I-Torque. O recurso complementa a tecnologia de Aceleração Inteligente para proporcionar mais força ao veículo nas subidas. Gerenciado por inteligência artificial (IA), o I-Torque atua de maneira constante durante toda a viagem e, de acordo com a fabricante, também é capaz de economizar até 3% de diesel.
“Nossa engenharia conseguiu extrair ainda mais força dos veículos em momentos críticos, como em subidas e ultrapassagens. Mas, mesmo assim, reduzimos o consumo de combustível”, resume em nota Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.
LEIA MAIS
→Volvo amplia portfólio de chassi elétrico com o BZRLE
→Daimler e Volvo juntas em prol dos veículos comerciais definidos por software
→Caminhões Volvo rodarão com biodiesel de óleo de cozinha na Ibor
Segundo a marca a novidade monitora posição do pedal do acelerador, topografia da estrada, peso transportado e velocidade do veículo. “Com estas informações, a tecnologia mantém o torque em níveis ideais, promovendo uma condução econômica e um transporte mais eficiente”, conta Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
O recurso, disponíveis nos modelos com motores de 420, 460, 500 e 540 cv, funciona de maneira automática e ao motorista basta buscar a velocidade desejada para se beneficiar dele.
A Volvo também aproveitou para melhoras a ergonomia do FH com redução dos comandos na coluna de direção, preservando apenas duas alavancas para acionamento das luzes de direção, piloto automático e freio motor.
Outro aprimoramento, esse mais técnico e longe dos olhos, fica por conta de polimento nas superfícies das engrenagens da transmissão I-Shift para mais suavidade no funcionamento e mais durabilidade.
Foto e vídeo: Divulgação Volvo
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…