MT17XHE entrega capacidade de até 91 toneladas sem necessidade de redução nos cubos de rodas

A Cummins se prepara para introduzir e produzir no País o novo eixo MT17XHE, projeto global da empresa já oferecido na Europa desde 2020. Chegará por aqui em sua segunda geração e será implantado a partir de um cronograma no qual prevê validação ainda 2025, testes com montadoras parceiras no primeiro trimestre de 2026 e produção regular em 2027 na unidade de Osasco (SP). A estimativa é de que até 2023 o produto tenha entre 40% e 50% de conteúdo nacional.
O MT17XHE é resultado de sete anos de desenvolvimento global. Destina-se a aplicações rodoviárias em configuração de 6×4 e capacidade para 91 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC) sem redução nos cubos de rodas, a maior da categoria com esta composição.
LEIA MAIS
→Cummins lança eixo para aplicações severas em mineração
→Centro técnico da Cummins Brasil se torna referência global
Segundo a Cummins, o eixo é um salto de engenharia ao incorporar evoluções técnicas, desde novo par de coroa e pinhão, reposicionamento de componentes, aplicação de rolamentos de alta eficiência passando pelo fluxo de lubrificação melhorado. O desenvolvimento resultou em menos perda de energia entre a transmissão e o eixo e menor resistência mecânica.
O novo eixo, de acordo com a fabricante, entrega avanços expressivos em relação aos eixos atuais fornecidos para a aplicação com os modelos MT150 e MT160, elevando a eficiência com melhor aproveitamento do torque e capacidade de carga em torno de 20% maior. Na conta final, redução do consumo de combustível.
Foto: Divulgação Cummins
Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…
Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras
Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros
Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…
Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…
Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola