Faturamento evolui em torno de 12%, embora as compras de veículos tenham sido 7% menores

A Abla, Associação Brasileira das Locadores de Automóveis, abrirá portas da Expo Abla 2025 (29 e 30 de outubro do Expo São Paulo), a maior feira de negócios do setor locação em momento de cautela, mas vigorosa e confiante.
O evento em si cresce de maneira sólida a cada ano. O público participante da primeira edição, em 2022, quase triplicou, de 819 para os 2.176 que estarão presentes nos próximos dias.
Da mesma maneira, a quantidade de empresas locadoras saltou de 228 para 714, enquanto o número de expositores saiu de 22 para 59. Por óbvio, a área de exposição aumentou de 495 m² e chega agora com 1.650 m².
“Os números da Expo Abla refletem o crescimento do setor, evento onde se encontram os principais fornecedores de negócios e se consolida como gerador de oportunidades concretas”, resume Francine Evelyn, diretora executiva da associação.
LEIA MAIS
→Com mais feriados prolongados, Abla prevê primeiro semestre aquecido
A trajetória de sucesso da feira não deixa dúvida. A conjuntura para o negócio, porém nem tanto. O alto custo do capital que, embora possa estimular a locação em virtude da dificuldade de crédito, também inibe investimentos.
As projeções da associação já contabilizam o cenário. As compras de veículos, por exemplo, fecharão o ano com redução por volta de 7% relação a 2024, para volume em torno de 600 mil unidades. “A estimativa inicial era de 620 mil”, conta Paulo Miguel Jr., vice-presidente do Conselho Gestor da Abla. “Também o mercado automotivo em geral se encontra apertado, com os bancos restritivos.”
Ainda assim, o setor de locação terá um ano profícuo com um crescimento no faturamento bruto de 12% com valor por volta de R$ 60 bilhões ante os R$ 52,9 bilhões anotados no ano passado.
A avaliação do dirigente aponta incógnitas e certezas. O maior ponto de interrogação é a falta visibilidade para os próximos meses ao considerar taxas de juros, equilíbrio fiscal e regras tributárias.
A confiança fica por conta de que a locação e um negócio sem volta. “Há muito espaço para crescer. O cliente tem percebido de que o que está caro é o carro, não a locação. Questão de mudança de hábito.”
Foto: Divulgação Abla
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…