Mercado

Venda de automóveis na Europa cresce acima de 10% em setembro

Modelos eletrificados alcançam participação de 62%

O mercado de automóveis na Europa absorveu no mês passado 1,23 milhão de unidades, volume 10,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando as vendas chegaram 1,11 milhão.

O impulso, que sublinha o terceiro mês consecutivo de crescimento, se deve a recentes lançamentos da indústria, segundo avaliação da Acea, a associação dos fabricantes no continente.

No acumulado dos nove meses do ano, as vendas somaram 9,92 milhões de unidades, 1,5% maior sobre os 9,77 milhões de automóveis vendidos há um ano.

LEIA MAIS

→Acea: vendas de automóveis na Europa chegam estáveis no 1º semestre

→Chinesas registram 83% de crescimento na Europa em 2025

As vendas de modelos 100% elétricos (BEVs) cresceram 25,4% nos nove primeiros meses, com 1,79 milhão de unidades entregues. Apesar do aumento, a Acea entende que o ritmo ainda se encontra abaixo do esperado para a transição energética. O volume alcançado representou 18,1% do mercado.

Os híbridos elétricos (HEVs) leves e plenos seguem como os preferidos pelo consumidor europeu. De janeiro a setembro, os licenciamentos chegaram a 3,45 milhões de unidades, volume que representou alta de 15% em relação ao mesmo acumulado de 2024 (3 milhões) e fatia de 34,8% das vendas no período.

Dentre os eletrificados, os modelos plug-in (PHEVs) são os menos atraem. Até setembro, os emplacamentos acumularam 918,5 mil unidades, alta de 32% e participação de 9,3% no mercado de automóveis.

Carros a gasolina e a diesel caminham em trajetória de queda. Os licenciamentos dos primeiros caíram 19,2% com 2,69 milhões de unidades vendidas e, os segundos, 24,3% ao anotar 798,9 mil automóveis. No período dos nove meses, encerram com fatias de 27,2% e 8%, respectivamente.


Foto: Divulgação Acea

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Cotas de CKD e SKD: Anfavea ameaça ir à Justiça.

Entidade diz que não foi ouvida sobre o assunto, apesar do ofício encaminhado ao presidente…

% dias atrás

“Reinventem-se”, diz VP de Compras da VW aos fornecedores

Local da realização do The One, premiação de parceiros, foi bastante simbólico: a Ilha Fiscal,…

% dias atrás

Honda Automóveis premia 17 fornecedores

Vencedores são avaliados em diversos critérios e categorias

% dias atrás

Daniela Teixeira assume Assuntos Governamentais na AGCO

aniela Dias Teixeira é a nova diretora de Assuntos Governamentais para a América Latina da…

% dias atrás

Para enfrentar chineses no Brasil, VW importará peças e carros da China

Os componentes do sistema híbrido virão de lá e haverá desenvolvimento conjunto de novos modelos,…

% dias atrás

Anfavea divulga carta aberta contra alterações nas regras de importação

Texto também encaminhado ao presidente Lula foi emitido após BYD defender mudanças no cronograma das…

% dias atrás