Empresa

Marcopolo apura crescimento de 8,2% na receita líquido 3º trimestre

Valor alcança R$ 2,50 bilhões impulsionado por operações externas

Balanço financeiro da Marcopolo no terceiro trimestre registrou receita líquida de R$ 2,50 bilhões, valor 8,2% maior em relação ao apurado no mesmo período do ano passado. De acordo com o relatório o resultado recebeu impulso do desempenho das operações externas, potencializadas com ampliação de volumes e melhor mix de vendas.

De julho a setembro, o lucro bruto alcançou R$ 668,7 milhões, alta de 15,9% sobre o terceiro trimestre de 2024. Com resultado parcial, a companhia apurou lucro bruto de R$ 1,64 bilhões, 11,8% maior. O EBITDA totalizou R$ 419,8 milhões no terceiro trimestre, com margem de 16,8%, enquanto o lucro líquido consolidado foi de R$ 329,6 milhões, com margem de 13,2%.

LEIA MAIS

→Marcopolo faz parceria com a Volvo Buses na Europa

→Marcopolo apura crescimento de 10% na receita do 1º semestre

→Marcopolo recebe R$ 445,2 do BNDES milhões para exportações

A produção total da Marcopolo de julho a setembro somou 4.127 unidades, contra 4.133 unidades no terceiro trimestre do ano passado. No Brasil a produção recuou 5,1% na comparação anual, mas as operações no exterior apresentaram crescimento de 26,2%, ao registrar 829 unidades produzidas.

A empresa destaca os desempenhos da Marcopolo Austrália (Volgren), que anotou aumento rentabilidade, ainda que com leve queda nos volumes, além do lançamento da família G8 com o modelo Paradiso G8 1300. Também a Marcopolo Argentina (Metalsur) manteve bom ritmo de entregas de rodoviários de alto valor agregado, a Marcopolo África do Sul (MASA) presentou crescimento de entregas e a Marcopolo China (MAC) sustentou resultado líquido positivo após reestruturação em 2024.

“Os modelos rodoviários e urbanos de maior valor agregado ganharam representatividade na distribuição da receita líquida do terceiro trimestre frente ao segundo, com destaque para as exportações e operações internacionais, compensando a acomodação de volumes no mercado interno, impactado pelos altos custos de financiamento”, observou em nota Pablo Motta, CFO da Marcopolo.

A fabricante encerrou o terceiro trimestre na liderança com 48,7% do mercado de ônibus. Destaca incremento de 17,3 pontos porcentuais no segmento de micros e evolução no mix de vendas de rodoviários, apesar da queda nos volumes. Ressalta ainda a entrega de 64 carrocerias de elétricos, além de ter acumulado 111 Attivis entregues até setembro, contra oito unidades em 2024.

Para o quarto trimestre, a Marcopolo projeta ritmo de entregas favorável em outubro e novembro, mantendo o mix de vendas, seguido por redução na rotina de dezembro em função de menor número de dias úteis.

As exportações a partir do Brasil devem manter desempenho positivo, com foco nos mercados do Chile, Argentina e Peru. A empresa segue atenta às oportunidades em propulsões alternativas, programas federais como Caminho da Escola e do Ministério da Saúde, e ao mercado de urbanos pesados.


Foto: Divulgação Marcopolo

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás