Herlander Zola elogia ação do governo brasileiro e da Anfavea em busca de solução negociada: "Estamos otimistas".

O presidente da Stellantis América do Sul, Herlander Zola, admitiu que as fábricas do grupo estão na iminência de parar devido à falta de chip, decorrente da decisão do governo chinês de suspender a exportação desses componentes produzidos pela Nexperia após a empresa ter sofrido intervenção em suas operações na Holanda.
Apesar da gravidade da situação, Zola disse estar otimista com relação a uma solução negociada, fruto de iniciativa do governo brasileiro e da Anfavea de conversar com a China para que o Brasil seja colocado em uma lista de exceção.
No sábado, o embaixador do país asiático no Brasil ligou para o ministro Geraldo Alckmin, do MDIC, e para o presidente da Anfavea, Igor Calvet, revelando que o governo chinês abriria canais de diálogo com o setor automotivo brasileiro para resolver o problema.
LEIA MAIS
→Zola promete intensificar processo de eletrificação na Stellantis
→Governo chinês abre diálogo com montadoras brasileiras sobre chips
→“Não muito tempo”, diz chairman da VW sobre duração dos estoques de chips
Segundo o presidente da Stellantis, a empresa já encaminhou documentação necessária para a China mostrando quais componentes e os volumes que necessita para manter suas operações.
“A questão dos chips é realmente um tema importante que nos fez perder uma parte do sábado e domingo para buscar solução. Estamos acompanhando o problema hora a hora”, explicou Zola. “Estamos na iminência de uma parada nas nossas fábricas e é importante dizer que a Anfavea e o governo trabalharam bem e temos a esperança de que o problema será resolvido”.
Segundo o executivo, a logística dos semicondutores, por serem peças pequenas, pode envolver transporte por avião. “Se aprovado o envio dos semicondutores para o Brasil, em dois a três dias já estaremos recebendo os produtos”, informou Zola.
Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…
Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras
Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros
Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…
Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…
Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola