Montadora chinesa comprou 26,4% e compartilhará plataforma para híbridos e elétricos no Paraná

Renault e Geely anunciaram nesta segunda-feira, 3, a assinatura definitiva de acordo pelo qual a montadora chinesa passa a deter 26,4% da Renault do Brasil, transação anunciada no começo do ano mas que ainda dependia de autorização das autoridades econômicas da França, China e do Brasil.
A partir de agora, oficialmente, as duas empresas poderão trabalhar em conjunto no desenvolvimento e produção de veículos, sobretudo de emissão zero e de baixa emissão, para o mercado brasileiro e países vizinhos da América Latina.
Com a parceria, os dirigentes vislumbram a aceleração da expansão da Geely na região e maior ocupação produtiva da fábrica de São José dos Pinhais, PR, base produtiva atual dos modelos Renault Kwid, Kardian, Boreal, Duster, Oroch e do furgão Master.
O acordo também contempla a adoção de novas tecnologias e da plataforma multinenergia GEA, inclusive em modelos Renault, originária da Geely para veículos híbridos e totalmente elétricos, além da estrutura comercial da Renault, que fica responsável pela venda automóveis da marca chinesa.
EX2: candidato natural a veículo nacional.
Desde meados deste ano, a Renault do Brasil vem estruturando a operação da Geely no País, com a abertura de concessionárias e o início das vendas do SUV elétrico EX5. Um veículo ainda mais acessível, o EX2, está sendo lançado oficialmente esta semana para disputar o segmento de entrada de modelos movidos a bateria e potencial primeiro produto brasileiro da Geely.
LEIA MAIS
→ Com receita de € 39,1 bilhões, Renault cresce 3,7% até setembro
→ Boreal colocará Renault em novo patamar
“A parceria representa um passo decisivo em nossa estratégia internacional. Ela estabelece uma cooperação ágil, fundamentada na excelência industrial e na liderança tecnológica”, disse François Provost, CEO do Grupo Renault, em nota oficial assinada pelas duas empresas.
O acordo entre os dois grupos não é inédita. Renault e Geely já têm colaborações em projetos globais, dentre elas na Renault Coreia, onde a montadora francesa fabrica o Grand Koleos sobre plataforma da Geely, e também na Horse Powertrain, responsável mundial pelo fornecimento de motores.
Outras parcerias em estudo
O modelo de parceria agora consolidado na operação brasileira pode ser replicado pela Renault em outras unidades, admitiu Fabrice Cambolive, diretor de crescimento do Grupo Renault, nesta segunda-feira, na China.
O executivo, que presidiu a Renault do Brasil de 2015 a 2017, reconhece tratativas com outras montadoras, em particular as chinesas, para aumentar a eficiência de suas fábricas em todo o mundo e, por consequência, a competitividade dos produtos em diversos mercados.
Cambolive: tratativas com a Chery.
Há um mês, por exemplo, a agência Bloomberg nociticiou negociações da Renault com a chinesa Chery para produção e vendas de automóveis na América do Sul.
Os primeiros contatos teriam sido feitos ainda sob a gestão de Luca de Meo, CEO mundial que deixou a Renault em junho, e envolveriam as fábricas da empresa francesa na Argentina e Colômbia.
“Esse tipo de parceria é claramente vantajoso porque estamos ampliando o acesso a diferentes plataformas, ferramentas industriais, engenharia e uma rede de distribuição”, disse Cambolive, que confirmou contatos com a Chery, mas assegurou que, por enquanto, não há qualquer projeto finalizado.
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…