Vantagem para a segunda colocada VW é de 88 mil veículos no acumulado até outubro

A Fiat já pode comemorar antecipadamente a liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves em 2025. Com os 50,6 mil veículos negociados em outubro, a marca italiana, que completará 50 anos no País no ano que vem, aumentou sua larga vantagem para a segunda colocada Volkswagen, agora impossível ser eliminada em apenas um bimestre.
São 88 mil unidades a mais: 435,3 mil frente 347,7 mil e participações de, respectivamente, 21,2% e 16,9%. Na prática, a Fiat precisaria parar totalmente de vender seus veículos por quase dois meses para perder o “pentacampeonato”.
A principal marca da Stellantis no Brasil — com importante ajuda da picape Strada, novamente veículo mais vendido do País, com 115 mil unidades até outubro — apenas acompanhou o ritmo do mercado interno ao crescer 3% os emplacamentos nos dez primeiros meses de 2025, enquanto a Volkswagen contabiliza avanço de 9%.
Strada: novamente veículo mais vendido.
O ranking das marcas mais vendidas não trouxe grandes mudanças em outubro a não ser, claro, a esperada queda da Toyota. A montadora japonesa retomou a produção no Brasil somente nesta segunda-feira, 3, após mais de 40 dias de interrupção devido à destruição total de sua fábrica de motores em Porto Feliz, SP, por um vendaval, em 22 de setembro.
Contra a média mensal de janeiro a setembro de mais de 15,3 mil licenciamentos, a Toyota encerrou o mês passado com quase 12,8 mil automóveis e comerciais leves negociados. O tombo frente ao mesmo mês do ano passado foi próximo de 38%.
Somente em janeiro, mês tradicionalmente mais fraco devido às férias, a Toyota vendeu menos em 2025, com 11,6 mil unidades entregues aos climentes finais, mas ainda assim bem próximo da frota emplacada no mês passado.
O resultado da Toyota em outubro até que supreendeu positivamente, muito em decorrência do desempenho da Hilux, que respondeu por 5,2 mil licenciamentos, quase 40% do total. A picape, assim como o SUV SW4, é fabricada na Argentina e não foi afetada pelos problemas de Porto Feliz, que não fornece o motor diesel do comercia leve.
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Entretanto, as negociações com Corolla Cross e Corolla, os dois Toyota que mais vendem no mercado brasileiro, ambos montados no interior paulista, despencaram e atingiram somente 3,6 mil e 2,3 mil unidades, respectivamente 50% e 26% menos do que em setembro.
Esse quadro tende a se repetir ou até piorar em novembro, já que no mês passado a rede de concessionárias ainda dispunha de unidades dos dois modelos nacionais.
Com os licenciamentos de outubro, a Toyota acumula 150,8 mil unidades vendidas em 2025, 11,7% a menos em um mercado que cresceu 2,7% na média. É, ainda assim, a quinta marca mais negociada e não perderá essa posição este ano, já que a mais próxima perseguidora, a Jeep, tem apenas 98,8 mil emplacamentos.
Foto: Divulgação
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