A Volvo Trucks incorporou na oferta das linhas FH e FH Aero uma tecnologia start-stop inédita na indústria de caminhões. Diferentemente do recurso convencional, que liga e desliga o motor em congestionamentos e paradas em semáforos, a novidade apaga o motor nos declives das rotas.

Trata-se de uma evolução do chamado I-Roll, um tipo de ponto-morto. Mas que, agora, funciona com o I-See, tecnologia que “enxerga” a topografia à frente para antecipar e decidir pela melhor marcha a ser engatada.

LEIA MAIS

→Volvo aprimora desempenho do FH 2026 com o I-Torque

A nova funcionalidade do I-Roll, ativada em velocidades acima de 60 km/h, tem como objetivo reduzir ainda mais o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa, afinal, nas ladeiras, o motor deixa de funcionar temporariamente. A montadora fala em potencial de até 1% de economia a mais.

“Nossos engenheiros inovaram de novo com uma tecnologia de motor que contribui para tornar o transporte rodoviário mais eficiente em termos de consumo de combustível”, resumiu em nota Jan Hjelmgren, chefe de Gestão de Produtos da Volvo Trucks.


Foto: Divulgação Volvo Trucks

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!