Protótipo propõe mais uma alternativa para descarbonização no transporte

A Marcopolo levou para a COP30, em Belém (PA), protótipo inédito de ônibus urbano híbrido que combina motores elétrico e a etanol. A proposta permite entregar aumento de autonomia, além de eliminar a necessidade de infraestrutura de recarga, devido ao abastecimento com o biocombustível.
O objetivo da fabricante de Caxias do Sul (RS), além apresentar mais uma solução viável para a descarbonização, também demonstrar a possibilidade de implementação rápida nos sistemas de transporte público no País.
LEIA MAIS
→Marcopolo inova com micro-ônibus Volare híbrido a etanol
A empresa entende que os deslocamentos das pessoas nas cidades se apresentam como um dos principais desafios para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Porém, um único ônibus pode transportar dezenas de passageiros emitindo até oito vezes menos CO2 por pessoa do que o transporte individual motorizado, conforme o estudo da Coalizão dos Transportes, liderada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgado na COP30.
“Mobilidade sustentável é mais do que tecnologia. Envolve qualidade de vida, eficiência dos sistemas de transporte e inclusão social. É uma jornada coletiva que exige colaboração entre governos, empresas e sociedade”, resume em nota André Armaganijan, CEO da Marcopolo.
Foto: Divulgação Marcopolo
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…