Fabricante de Sete Lagoas investe R$ 127 milhões em P&D de motores a etanol, gás natural e biometano

A operação foi iniciada em 25 de novembro de 2000 com a produção em Sete Lagoas, MG, de um motor leve 8140.
Em 2025, ao completar 25 anos, a FPT produz as famílias F1, NEF e S8000, que equipam veículos comerciais, máquinas agrícolas e de construção, além dos G-Drives utilizados em geração de energia.
LEIA MAIS
→Na Argentina, FPT inicia produção de motores a gás natural
Focada na adoção de metodologias avançadas de manufatura que combinam qualidade, segurança e melhoria contínua, a empresa investe no período de 2024 a 2028 total de R$ 127 milhões em Pesquisa & Desenvolvimento com foco em novas tecnologias em biocombustíveis, como etanol, gás natural e biometano.
Em 25 anos, a fabricante mineira totalizou produção de 725 mil motores e “um papel decisivo na transição energética e na inovação industrial da América Latina”, conforme avaliação de Carlos Tavares, presidente da FPT para a região.
“Sete Lagoas é o coração da FPT na América Latina”, comenta o executivo. “Todas as conquistas até aqui nos enchem de orgulho, pois celebram o talento e o comprometimento das pessoas que há 25 anos impulsionam eficiência, inovação e sustentabilidade na nossa operação”.
Desde sua inauguração, como Iveco Motores, a fábrica de Minas Gerais investe continuamente em ações educacionais, sociais e ambientais. Dentre vários programas, destaque para a substituição no ano passado de embalagens de madeira por estruturas metálicas reutilizáveis, o que evitou o descarte de 16 toneladas de madeira, reduzindo emissões e reforçando a economia circular.
Também é relevante o Programa Educar FPT, realizado em parceria com a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL), por meio do qual a empresa oferece capacitação técnica e desperta vocações em jovens talentos. Desde 2024, o programa já impactou mais de 100 pessoas, inspirando futuros engenheiros e profissionais da indústria.
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…