Sem produção por mais de um mês, Toyota deteve somente 3,6% das vendas

Com 45,1 mil licenciamentos, a Fiat sustentou, mais uma vez, sua liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves em novembro.
Segundo a Bright Consulting, a marca italiana respondeu por 19,9% dos mais de 226 mil veículos negociados com os clientes finais no período, ligeira queda de 0,5 ponto porcentual frente à participação registrada no mês anterior.
Ao longo de 19 dias úteis do mês passado, a segunda colocada Volkswagen contabilizou 40,9 mil emplacamentos ante 27,5 mil da General Motors, que superou a Hyundai (20 mil) e Renault (13,4 mil) e que compuseram o ranking das primeiras cinco posições.
Com recuperação das vendas sobretudo do Onix, que somou 9,5 mil unidades, a GM reverteu a curva descente que vinha enfrentando nos últimos meses e fechou o mês com 12,2%, ganho de 1,3 ponto porcentual diante de outubro. A Volkswagen ficou com 18,1%, 1,2 ponto porcentual a mais, e a Renault saltou de 4,8% para 5,9% na mesma comparação.
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Não poderia ser diferente e a Toyota foi a marca que mais perdeu participação no mês passado. Sem produção nacional entre o fim de setembro e o começo de novembro, a marca japonesa negociou cerca de 8,1 mil automóveis e comerciais leves, equivalentes a 3,6%.
É a menor fatia mensal da marca em anos. Em agosto, antes da interrupção da produção de veículos ocasionada pela destruição por vendaval da fábrica de motores de Porto Feliz, SP, a Toyota deteve 7,3% dos licenciamentos ao entregar mais de 15,6 mil veículos aos clientes finais.
Com esses números, a Toyota despencou para a nona posição no mês passado.
Aparecem à frente dela a Jeep, com 12 mil licenciamentos, a BYD, no sétima colocação com 9,8 mil, e Honda, 9 mil unidades. A Caoa Chery fecha as 10 primeiras posições com 7 mil veículos.
A Bright também destaca o avanço das marcas chinesas, que, somadas, responderam por 10,8% das vendas em novembro, pouca coisa acima dos 10,2% de outubro.
Modelos eletrificados de todas as tecnologias esbarraram em 24,9 mil unidades, menos um pouco do que em outubro mas 47% a mais do que em novembro de 2024. No acumulado de 2025, chegaram às ruas 238,2 mil eletrificados, alta de cerca de 54,8% com relação a 2024 e participação próxima de 10,5%.
Foto: Divulgação
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