Com queda de 10% nas vendas de novembro em relação a outubro e de 7% sobre o mesmo mês do ano passado, o mercado de carros importados segue liderado por produtos vindos da China, com os provenientes da Argentina na vice-liderança desde julho passado.

No acumulado do ano o balanço ainda é positivo em 7,2%, com total de 443.756 unidades emplacadas este ano contra as 44.769 413.894 de janeiro a novembro de 2024. No mês passadas as vendas foram de 41,7mil veículos.

O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 8, pelo presidente da Anfavea, Igor Calvet, que destacou o aumento do estoque de produtos importados no mercado brasileiro, que saltou de 195,2 mil para 212,4 mil unidades de outubro para novembro, o equivalente a cinco meses de venda desses produtos.

No caso dos modelos nacionais, o estoque baixou de 218,3 mil para 204,7 mil no comparativo mensal, estando hoje em 26 dias. Na média de nacionais e importados, os estoques subiram de 43 para 46 dias.

As compras de produtos na China cresceram 53,1%, totalizando 162 mil unidades em 11 meses (veja quadro abaixo). A particpação do país asiático no total importado chega a 37%. No acumulado do ano a Argentina ainda é o país que mais vende veículos para o Brasil, com 181,8 mil unidades este ano. Nesse caso, contudo, houve queda de 8,4% no comparativo interanual.

Tamém caíram as importações de produtos mexicanos. O recuo foi de 29,3%, para 28,9 mil unidades. As importações de carros da Alemanha, em contrapartida, cresceram 8%, para 24,2 mil unidades.

 


Foto: Divulgação/Byd

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!