Fabricante encerra o ano com entrega de ônibus elétricos para o sistema de transporte de São Paulo

A Volkswagen Caminhões e Ônibus faz o balanço do ano e tira lição de aproveitar as ferramentas que tem para preservar a saúde em negócio que viveu 2025 em trajetória de queda. Embora falte apenas três semanas para o fim do exercício e as vendas totais de caminhões da marca tenham recuado 5,4% com 27.400 unidades até novembro, a fabricante encerrará o período com vitórias.
“Enfrentando um cenário econômico desafiador, com a taxa Selic a 15% e as incertezas causadas pelo tarifaço. Mas temos a expectativa de encerrarmos o ano corrente de uma forma positiva, tanto no mercado doméstico quanto nas exportações. Criamos oportunidades e soubemos crescer.”, resumiu Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO em encontro com a imprensa especializada na terça-feira, 9.
LEIA MAIS
→VWCO coloca no portfólio caminhão exclusivo para exportação
→Com Constellation 20.480 4×2, VWCO promete acelerar nos extrapesados
→Traton Financial Services estreia no Brasil para apoiar a VWCO
Cortez se refere, em especial ao segmento de caminhões médios, no qual Delivery 11.180 abocanha sozinho mais do 50% das vendas, se posicionando como o líder do mercado. Graças ao modelo, a marca conseguiu obter alta de 8,4% conforme de emplacamentos da Anfavea até novembro.
Também aponta o bom desempenho da família de pesados e semipesados Constellation que alcançou 35% de participação. “No segmento de extrapesados, embora em queda de mercado, fortalecemos a atuação em clientes que nunca haviam experimentado nossos produtos.”
Na atuação internacional, o executivo comemora o aumento de 50% na produção da unidade Argentina, além de destacar a estreia de Constellation com motor de 13 litros no México, porém desenvolvido especialmente para atender mercados externos.
No segmento de ônibus, Cortes ainda celebrará o fim de ano com as primeiras entregas de 100 unidades do elétrico eVolksbus para o sistema de transporte da cidade de São Paulo, já nesta semana.
Para 2026, a estimativa da empresa é da continuidade de mais período de desafios. Ricardo Alouche, vice-presidente de Marketing e Vendas, lembra de Copa do Mundo, que tira movimento das concessionárias, e eleições, que frequentemente trazem incertezas ao ambiente de negócio.
“Mas também há a expectativa de início de ciclo de queda Selic, a questão com os Estados Unidos parece já estar equalizada, a safra segue robusta e, com isso, as exportações crescem. A perspectiva é de viés positivo, mesmo no segmento de extrapesados.”
Foto: Divulgação VWCO
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…