Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na Alemanha; local se tornará centro de pesquisa

default
A Volkswagen encerrou a produção de veículos na conhecida fábrica transparente, em Dresden, na Alemanha. A decisão marca, pela primeira vez, o fechamento de uma unidade fabril em seu país de origem nos 88 anos de história da montadora. O fim das atividades ocorreu oficialmente na terça-feira, 16, com a montagem derradeira do elétrico ID.3 GTX.
A Volkswagen já havia sinalizado, no ano passado, possíveis cortes na produção devido a baixa demanda por carros elétricos, bem como por modelos tradicionais na Europa quanto na China, seu maior mercado. Também estão na conta da decisão, o impacto das tarifas sobre veículos importados no Estados Unidos.
LEIA MAIS
Volkswagen vendeu quase um quarto dos SUVs em novembro
O impacto (positivo) do Tera nas operações da Volkswagen
Volkswagen terá versões híbridas para todos os veículos sul-americanos
“Não tomamos de forma leviana a decisão de encerrar a produção de veículos na Fábrica Transparente após mais de 20 anos”, disse em comunicado Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen. “Do ponto de vista econômico, no entanto, isso foi absolutamente necessário.”
A fábrica de Dresden operava como volumes baixos se comparados com outras instalações da fabricante. A unidade iniciou atividades em 2001 com a produção do sedã de luxo Phanton que durou até 2016.
Também foi a casa do e-Golf entre 2017 e 2020, o que fez com que a fábrica se tornasse dedicada a modelos elétricos. Por fim, desde 2021, ficou responsável pela montagem de ID.3. Ao longo dos 24 anos, saíram de montagem em torno de 165 mil veículos.
O encerramento da fábrica afetou diretamente 230 empregados que receberam ofertas de indenização, transferência para outras unidades da Volkswagen ou aposentadoria antecipada.
A fabricante, no entanto, não está abandonando as instalações. O local será transformado em um centro de pesquisa com foco em inteligência artificial, robótica e design de chips. O plano é de que comece a funcionar até 2027.
Foto: Divulgação Volkswagen
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Mais de 43 mil km considerados em ótimos ou bons