Mobilidade

Cidade de São Paulo ganha mais 110 ônibus elétricos

Com a entrega, a frota movida a bateria do sistema de transporte paulistano supera 1,2 mil unidades

A Prefeitura de São Paulo entregou na quarta-feira, 11, mais 110 ônibus elétricos para o sistema de transporte público da cidade, incluindo quatro veículos articulados.

Com a nova incorporação, a capital paulista passa a ter 1.259 ônibus movidos a bateria, volume que representa mais de 80% da frota elétrica em operação no País.

LEIA MAIS

→SPTrans aprova nova configuração de ônibus elétrico da Eletra

→Venda de ônibus elétrico tem alta sem precedentes

De acordo com a administração municipal, os novos veículos devem reduzir de maneira significativa o impacto ambiental do transporte coletivo. Apenas esse lote permitirá economizar cerca de 4,2 milhões de litros de diesel por ano e evitar a emissão de aproximadamente 9,5 mil toneladas de CO₂.

Ao ampliar da eletrificação, a cidade deixará de consumir cerca de 47,6 milhões de litros de diesel por ano e reduzir em 109,5 mil toneladas a emissão de dióxido de carbono.

Além de reduzir a poluição atmosférica e sonora, os novos veículos oferecem aos passageiros ar-condicionado, piso baixo com acessibilidade, tomadas USB, wi-fi e vidros com proteção contra raios UV. Parte da frota também conta com câmeras integradas ao sistema Smart Sampa.

O programa de eletrificação da frota paulistana é financiado pelo BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além de reunir veículos produzidos pela BYD, Mercedes-Benz, Eletra, Volkswagen e encarroçados pela Caio e Marcopolo.

A nova entrega beneficia linhas operadas pelas concessionárias Viação Metrópole Paulista, Transppass, Express, Transunião, Allibus, Alfa Rodobus, Viação Campo Belo e Sambaíba.


Foto: Renato Pinheiro/PrefSP

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

IA na indústria automotiva: Brasil em encruzilhada entre risco e oportunidade.

Conselheira Tânia Cosentino entende que a rentabilidade passa a estar na tecnologia, hoje, emergente e…

% dias atrás

GAC comemora 1.112 pedidos do Aion UT em uma semana

Modelo é o mais novo concorrente no disputado segmento de compactos elétricos

% dias atrás

Produção de motos mantém ritmo aquecido com alta de 10% até maio

Vendas no varejo aumentam 15% no acumulado dos cinco primeiros meses

% dias atrás

Leapmotor abrirá mais 20 concessionárias até agosto

É uma loja nova a cada três dias, destaca marca chinesa da Stellantis sobre projeto…

% dias atrás

Anfavea Visions destaca desafios que a indústria terá de enfrentar

"O Brasil precisa transformar seus atributos em decisões coordenadas, investimentos e políticas de longo prazo"

% dias atrás

VW inicia venda do elétrico ID 4 no Brasil ainda este ano

Versão terá mais potência e autonomia do que a disponível no programa de assinatura da…

% dias atrás