Desde 2023 como chefe da Global Importers & Latin America, com responsabilidade pelas operações da marca em 60 países de todo o globo, o brasileiro Luis Rezende está sendo promovido ao cargo de presidente da região Américas para a Volvo Cars, assumindo, além da América Latina, os mercados dos Estados Unidos e Canadá.
A partir de 1º de junho, quando assume a função, ele se reportará diretamente ao CEO global da montadora sueca, Håkan Samuelsson, recém-empossado no cargo. O anúncio foi feito na terça-feira, 29, após a Volvo Cars divulgar balanço do primeiro trimestre de 2025 e algumas mudanças em sua estrutura global.
Na ocasião, Samuelsson reforçou que a direção para o futuro da companhia está focada em três áreas: lucratividade, eletrificação e regionalização.
Rezende ingressou na Volvo Cars como CFO para a América Latina em 2008. Seis anos depois foi nomeado presidente de operações no Brasil e, em 2019, assumiu a chefia da América Latina e a presidência da Volvo Cars Brasil, cargo no qual se manteve até a promoção de 2023.
“Receber esta nomeação é motivo de muito orgulho. É o reconhecimento de um trabalho feito ao longo destes 17 anos na Volvo. Estou muito feliz e empolgado para começar este novo desafio”, afirma Rezende.
Marcelo Godoy, presidente da Volvo Cars Brasil, que continuaráse reportando diretamente a Luis, também festejou a recente conquista:
“Substituir o Luis à frente da operação brasileira, há um ano e meio atrás, foi um grande desafio, mas agradeço muito pela confiança que ele depositou em mim. É importante ressaltar que não haverá nenhuma mudança estrutural na operação da Volvo Car Brasil, que passa a integrar a região de Americas”.
Números de 2024
O Grupo Volvo Cars registrou lucro operacional recorde no ano passado de SEK 27 bilhões, algo próximo de R$ 14,3 bilhões. A empresa com sede na Suécia conta com 42,6 mil funcionários no mundo e fábricas localizadas em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China).
Seus centros de pesquisa, desenvolvimento e design ficam em Gotemburgo e Xangai, na China. No Brasil, comercializa seis modelos, incluindo os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos híbridos XC60 e XC90.
A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no Brasil, com aporte superior a R$ 70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do País.
Foto: Divulgação/Volvo Cars


