Nas últimas semanas não foram poucas as notícias sobre adiamento, corte de investimentos para o desenvolvimento e até mesmo cancelamento de desenvolvimentos de veículos movidos a hidrogênio por parte de grandes complexos automotivos.

Mas há quem segue, digamos, na contramão desses últimos movimentos. É o caso do Grupo Hyundai. Em parceria com a empresa de águas e sistemas sustentáveis Enowa, a montadora coreana anunciou na semana passada a conclusão bem-sucedida de testes de mobilidade a hidrogênio em montanhas da Arábia Saudita.

Segundo o conglomerado coreano, é a primeira experiência de porte de veículos a hidrogênio em topografia montanhosa e  altitudes elevadas.

A região escolhida foi Trojena, destino turístico com trajetos feitos a mais 2 mil metros de altitude e inclinações de 24%. A localidade integra o Neom, projeto inteligente e sustentável que está sendo erguido com cidades hiperconectadas, portos e zonas empresariais, centros de pesquisa, locais esportivos e de entretenimento.

LEIA MAIS

→ No Brasil, Hyundai testa hidrogênio renovável no Nexo

As parceiras afirmam que o ônibus rodoviário elétrico Universe que utiliza célula de combustível de hidrogênio transitou ao longo de dois meses sem problemas pelas montanhas em simulação de transporte de passageiros.

O Grupo Hyundai já vem desenvolvmento projetos que utilizam o hidrogênio em várias frentes há três décadas na Arábia Saudita. Mundialmente, a empresa promove a transição energética por meio da HTWO, marca e plataforma aberta de negócios dedicada ao hidrogênio.


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!