Mercado

Vendas de SUVs disparam no semestre

Com quarenta modelos nacionais e importados, o segmento de SUVs aumenta emplacamentos e já tem mais representatividade do que os veículos de entrada

Com 182,3 mil emplacamentos até junho, os crossovers já têm mais representatividade no mercado brasileiro do que os veículos de entrada.

Por Alzira Rodrigues

Com nada menos quarenta modelos  nacionais e importados, o segmento de SUVs continua disparando em vendas no mercado brasileiro. Eles já têm mais representatividade até mesmo do que os veículos de entrada, dentre os quais VW Gol, Fiat Mobi e Ford Ka, ganham espaço principalmente sobre os sedãs pequenos, segmento que inclui Chevrolet Prisma, VW Voyage e Hyundai HB20S, dentre outros.

As vendas de SUVs saltaram expressivos de 26,5% no primeiro semestre deste ano , com 182,3 mil emplacamentos, enquanto na média dos automóveis e comerciais leves a alta foi de apenas 4,2%.

Com isso a participação do segmento passou de 17,8% no ano passado para 21,5% este ano, enquanto a de sedãs pequenos, na contramão, baixou de 17,1% para 14,7%. Os hatchs pequenos se mantém na liderança do ranking por segmento com fatia de 26,4%, seguidos dos próprios SUVs, veículos de entrada e sedãs pequenos.

Dentre os sedãs pequenos, o líder Chevrolet Prisma praticamente manteve o patamar de vendas do ano passado, com pouco mais de 31 mil unidades no primeiro semestre e penetração de 25%, enquanto o Hyundai HB20S  teve volume reduzido de 23 mil para 14,8 mil no mesmo comparativo. O Voyage é vice-líder este ano, com 18,4 mil emplacamentos.

São tantos os SUVs hoje à venda no mercado nacional que  em futuro breve a Fenabrave, oficialmente, divida o segmento em pequenos, médios e grandes, como já acontece com os hatches ou  sedãs. Os subsegmentos facilitam análises mercadológicas e de marketing.

Disputa acirrada – O ritmo de lançamentos de SUVs no País nos últimos dois anos impressiona até mesmo analistas mais experientes. O líder atual  é o Honda HR-V, com 23,2 mil unidades emplacadas no semestre e 12,7% de participação, seguido do Jeep Compass, com 22 mil unidades e 12% de penetração, e do Jeep Renegade – 17,8 mil emplacamentos e fatia de 9,7%. Completam a lista dos seis mais vendidos o Hyundai Creta, Ford EcoSport e Nissan Kicks.

O crossover da Nissan, que até junho vinha do México, é agora fabricado no Brasil. Com a produção em Resende (RJ) sua oferta será ampliada ao longo deste semestre. A empresa está em vias de instalar o segundo turno na fábrica sul-fluminense para aumentar a produção em 50%, atingindo 82 mil unidades/ano, das quais entre 40% e 45% do Kicks.

E mais novidades estão para chegar no mercado. A Renault já iniciou a pré-venda do Kwid, SUV compacto que será lançado na primeira semana de agosto e que custará a partir de R$ 29,9 mil, concorrendo assim na mesma faixa de preço dos veículos de entrada. A General Motors confirmou para o último trimestre o lançamento do grandalhão Equinox, produzido no México e  substituto do Captiva.

Balanço – Ao divulgar os números do setor automotivo no acumulado do primeiro semestre, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., confirmou tendência de alta do mercado de automóveis e comerciais leves além da esperada inicialmente pela entidade.

Em janeiro a entidade projetou alta de 3,1% e agora, diante dos resultados do primeiro semestre, acredita em crescimento de 4,25% no ano. A média diária de vendas em junho, enfatiza o dirigente, cresceu 4,5% sobre maio, com o emplacamento de 9 mil unidades.

“Junho mostrou-se bastante agitado politicamente, gerando, inclusive, uma pequena queda nos índices de confiança de curto prazo. Isso, porém, não afetou a tendência de melhora, resultando num primeiro semestre positivo”, ponderou.


Fotos: Divulgação/Empresas

Compartilhar
Publicado por

Notícias recentes

A partir de agora, Fenatran no calendário de eventos estratégicos de SP

Maior feira de transporte da região passar a integrar seleta lista de 27 feiras e…

% dias atrás

SUVs da Jaecoo chegam ao Brasil a partir do terceiro trimestre

Modelos com motorizações híbridas plug-in serão vendidos em 50 lojas

% dias atrás

Com TService, Toyota mira clientes com carro fora da garantia

Diretor comercial revela que frota da marca rodando no Brasil é da ordem de 1,3…

% dias atrás

Hyundai premia seus 12 melhores fornecedores

Empresas se destacaram pelo desempenho e qualidade na entrega de produtos em 2023

% dias atrás

Anip: mercado de pneus encerra o primeiro trimestre em queda de 12%.

Em trajetória oposta, as importações do produto cresceram 33%

% dias atrás

Marca Toyota vende 10,3 milhões de veículos pela primeira vez

Montadora líder global negociou ainda 780 mil veículos Daihatsu e Hino no ano-fiscal encerrado em…

% dias atrás