Empresa

VW antecipa fim do PSE e confirma três turnos até o final do ano

Fábrica de São Bernardo do Campo voltou a operar cinco dias por semana em agosto para aumentar a produção do Polo

Por Redação

A Volkswagen decidiu antecipar de outubro para agosto o fim do PSE, Programa de Seguro Emprego, em sua fábrica de São Bernardo do Campo, SP. Voltou, assim, a operar cinco dias por semana na unidade em que agora está produzindo o seu novo modelo, o Polo, que chega ao mercado brasileiro em janeiro. Além disso, a empresa confirmou a implantação do 3º turno na planta do ABC paulista até o fim deste ano.

Com a operação em três turnos a empresa chamará os funcionários atualmente em lay-off, segundo revelou David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul, no mês passado. Na ocasião falou em 200 a 300 funcionários. O número exato de trabalhadores em lay-off não foi revelado pela montadora, assim como o dos que estavam sem trabalhar um dia por semana em função do PSE.

A produção do Gol agora foi transferida integralmente para a unidade industrial de Taubaté, no interior paulista. São Bernardo do Campo concentrará as linhas da Saveiro, do Polo e do novo sedã Virtus, que tem lançamento programado para o primeiro trimestre do próximo ano.  “Dessa forma, conseguiremos ter ainda mais produtividade em nossas unidades, com um maior foco logístico e maior eficiência”, comentou Powels, na segunda-feira, 4.

As mudanças da fábrica do ABC envolveram investimentos de R$ 2,6 bilhões, aplicados no desenvolvimento dos novos modelos e na modernização dos processos produtivos. De acordo com a montadora, a capacidade total da fábrica da Anchieta será retomada de forma gradual, acompanhando a curva de aceleração de produção do Polo.

Para evitar maior número de demissões no período de crise do mercado interno, a VW utilizou-se de várias medidas, incluindo o PSE, férias coletivas e layoff. “As medidas de flexibilização para administração do efetivo, asseguradas pelos acordos firmados com os sindicatos em todas as nossas fábricas, são importantíssimas e nos permitem responder adequadamente às variações de mercado”, explicou o vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen do Brasil, Nilton Junior.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Ao completar 25 anos, coluna vê passado e futuro da indústria

Breve relato dos movimentos da indústria automotiva desde 1999 faz recorte da evolução dos produtos…

% dias atrás

Ram amplia oferta da Rampage com a versão Laramie Night Edition

Novidade da marca na Agrishow 2024 parte de R$ 278 mil, mas durante a feira…

% dias atrás

Volvo e TMA juntas em novo projeto de caminhão autônomo

Modelo baseado no FMX, em exposição na Agrishow 2024, chega para atender nova medida de…

% dias atrás

Volvo introduz pacote de acabamento direcionado ao agro

Linha FH passa a oferecer versão Cross Country para atender operações mistas

% dias atrás

De olho no Salão de SP, dirigentes brasileiros visitam Salão de Pequim

A GWM, que terá fábrica no Brasil, reuniu em seu estande os presidentes da AEA,…

% dias atrás

Go Electric inaugura 2º eletroposto e quer chegar a 20 este ano

Unidade de Cajamar, na Rodovia Anhanguera, funcionará com oito estações de recarga

% dias atrás