Por Redação

A Volkswagen decidiu antecipar de outubro para agosto o fim do PSE, Programa de Seguro Emprego, em sua fábrica de São Bernardo do Campo, SP. Voltou, assim, a operar cinco dias por semana na unidade em que agora está produzindo o seu novo modelo, o Polo, que chega ao mercado brasileiro em janeiro. Além disso, a empresa confirmou a implantação do 3º turno na planta do ABC paulista até o fim deste ano.

Com a operação em três turnos a empresa chamará os funcionários atualmente em lay-off, segundo revelou David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul, no mês passado. Na ocasião falou em 200 a 300 funcionários. O número exato de trabalhadores em lay-off não foi revelado pela montadora, assim como o dos que estavam sem trabalhar um dia por semana em função do PSE.

A produção do Gol agora foi transferida integralmente para a unidade industrial de Taubaté, no interior paulista. São Bernardo do Campo concentrará as linhas da Saveiro, do Polo e do novo sedã Virtus, que tem lançamento programado para o primeiro trimestre do próximo ano.  “Dessa forma, conseguiremos ter ainda mais produtividade em nossas unidades, com um maior foco logístico e maior eficiência”, comentou Powels, na segunda-feira, 4.

As mudanças da fábrica do ABC envolveram investimentos de R$ 2,6 bilhões, aplicados no desenvolvimento dos novos modelos e na modernização dos processos produtivos. De acordo com a montadora, a capacidade total da fábrica da Anchieta será retomada de forma gradual, acompanhando a curva de aceleração de produção do Polo.

Para evitar maior número de demissões no período de crise do mercado interno, a VW utilizou-se de várias medidas, incluindo o PSE, férias coletivas e layoff. “As medidas de flexibilização para administração do efetivo, asseguradas pelos acordos firmados com os sindicatos em todas as nossas fábricas, são importantíssimas e nos permitem responder adequadamente às variações de mercado”, explicou o vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen do Brasil, Nilton Junior.


Foto: Divulgação/VW

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!