Entidade aposta em crescimento de 7,3% no mercado interno, ante os 4% previstos anteriormente. A produção deverá crescer 25,2% este ano.

Por Alzira Rodrigues
Os números foram divulgados na quarta-feira, 6, pelo presidente da Anfavea, Antonio Megale, que destacou sinais positivos na economia, como inflação mais baixa, queda da inadimplência, menorres taxas de juro e retomada dos empregos – só as montadora contrataram 1,1 mil novos funcionários no mês passado.
As vendas de veículos em agosto totalizarm 216,5 mil unidades, o melhor resultado em vinte meses. Tal desempenho representou crescimento de 17,2% sobre julho e de 17,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano já foram vendidos 1,42 milhão de veículos, alta de 5,3% sobre o período janeiro-agosto de 2016.
A média diária de vendas, de exatos 9.415 veículos, é a mais alta desde 2015. Em julho essa média foi de 9.284, já acima da faixa de 7 mil a 8 mil dos meses anteriores. “E os indicativos neste início de setembro são positivos. A média diária de vendas está se mantendo acima das 9 mil unidades”, destacou o presidente da Anfavea.
Se consideradas apenas as vendas de veículos produzidos no Brasil – 193 mil em agosto –, a expansão é ainda mais significativa. O acréscimo é de 21% no comparativo com o mesmo mês do ano passado e de 8,9% no acumulado do ano, com total de 1,26 milhão de unidades no período.
Os estoques, segundo Megale, estão na faixa de 30 a 31 dias de produção para o mercado interno, um nível considerado razoável. O volume de venda financiada, na faixa de 51% a 52%, ainda é considerado baixo pelo presidente da Anfavea, mas a tendência, segundo ele, é a de haver aumento de crédito para o consumidor final. “Com a inadimplência em queda os bancos devem aumentar a oferta de crédito no mercado”.
Foto: Divulgação/Anfavea
Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos
O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…
Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…
Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…
Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…
Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo