Mercado

Sedãs pequenos perdem espaço para os SUVs

Saída de linha do Fiat Siena contribuiu para a queda, assim como a menor oferta do Hyundai HB20S em favor do Creta

Por Alzira Rodrigues

Hyundai Creta já vendeu 24,9 mil unidades este ano

O segmento que mais perde participação no mercado automotivo este ano é o de sedãs pequenos. Sua fatia no total de automóveis e comerciais leves vendidos no País caiu de 17,2% no acumulado dos primeiros oitos meses de 2016 para 14,8% no mesmo período deste ano, uma perda de 2,4 pontos porcentuais.

Na contramão desse movimento decrescente dos sedãs pequenos está o segmento dos SUVs, que ganhou expressivos 3,9 pontos porcentuais até agosto – 21,6% este ano contra 17,7% no ano passado – e hoje é vice-líder no ranking por segmento.

Os hatchs pequenos, os líderes, tiveram pequena alta de 1,2 ponto porcentual, passando de 25,6% para 26,8% em um ano. E os veículos de entrada, na terceira colocação do ranking por segmento, perderam um pouco de espaço, caindo de 21,2% para 20,7%.

No caso dos sedãs pequenos, que ocupam o quarto lugar no ranking por segmento divulgado mensalmente pela Fenabrave, a perda de participação tem muito a ver com a saída de linha do Fiat Siena em outubro do ano passado. Suas vendas, em 2016, ficaram em 23,5 mil unidades. A Fiat lançará a versão sedã do Argo no começo do ano que vem, o que pode contribuir para que o segmento tenha alguma recuperação a partir de 2018.

Também contribuiu para a queda de participação dos sedãs pequenos a menor oferta do HBS20. Como a Hyundai opera no limite de sua capacidade, a chegada do SUV Creta fez a empresa reduzir a produção do seu sedã. As vendas do HB20S caíram de 30,6 mil unidades nos primeiros oito meses de 2016 para 20,3 mil unidades no mesmo período deste ano. E as do Creta, lançado no final do ano passado, atingiram quase 25 mil unidades até agosto.

O Chevrolet Prisma é líder no segmento, com 44,9 mil unidades emplacadas este ano, crescimento de 4,6% sobre as 42,9 mil de janeiro a agosto de 2016. O VW Voyage, vice-líder, é o que mais ampliou vendas este ano no segmento. Passou de 18,7 mil unidades emplacadas para 26,1 mil, expressiva alta de 39,5%. Já o Toyota Etios teve pequeno crescimento de 3% em suas vendas, atingindo 20,4 mil unidades nos primeiros oito meses deste ano.

 


Foto: Divulgação/Hyundai

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

A partir de agora, Fenatran no calendário de eventos estratégicos de SP

Maior feira de transporte da região passar a integrar seleta lista de 27 feiras e…

% dias atrás

SUVs da Jaecoo chegam ao Brasil a partir do terceiro trimestre

Modelos com motorizações híbridas plug-in serão vendidos em 50 lojas

% dias atrás

Com TService, Toyota mira clientes com carro fora da garantia

Diretor comercial revela que frota da marca rodando no Brasil é da ordem de 1,3…

% dias atrás

Hyundai premia seus 12 melhores fornecedores

Empresas se destacaram pelo desempenho e qualidade na entrega de produtos em 2023

% dias atrás

Anip: mercado de pneus encerra o primeiro trimestre em queda de 12%.

Em trajetória oposta, as importações do produto cresceram 33%

% dias atrás

Marca Toyota vende 10,3 milhões de veículos pela primeira vez

Montadora líder global negociou ainda 780 mil veículos Daihatsu e Hino no ano-fiscal encerrado em…

% dias atrás