Novo modelo utilitário da marca representa um dos pilares de crescimento global da empresa
Por Décio Costa | decio@autoindustria.com.br
A Peugeot apresentou o novo comercial leve Expert, produto intermediário acima do furgão pequeno Partner, mas abaixo do extinto Boxer, que deixou de ser fabricado no fim do ano passado com o término da parceria industrial que o Grupo PSA tinha na fábrica da Iveco. O utilitário é uma das peças-chaves da corporação francesa para avançar no segmento na América Latina.
A vice-presidente da marca para a região e diretora geral para o Brasil, Ana Teresa Borsari, prefere não adiantar metas, mas diante de 0,3% que a empresa detém hoje de participação no segmento no País, aposta em uma ofensiva baseada em produto moderno e serviço de pós-venda. “O Expert representa o nosso quarto eixo estratégico de 2017, depois da criação do Peugeot Total Care com compromissos de pós-vendas, do Renova Peugeot com o comprometimento de recompra do usado e do lançamento do 3008.”
De acordo com a diretora, a Peugeot é líder na Europa no segmento de utilitário e, se não fala em liderança por aqui, introduz no mercado robusto pacote de produto e serviços. O Expert está em linha com o que é oferecido lá fora, construído sobre a mesma plataforma do SUV de luxo 3008, o que sugere um veículo comercial que também alia conforto.
Depois, baseada nos compromissos de atendimento de serviços do Peugeot Total Care (agendamento, transparência de fatura e preços, empréstimos de carro, serviço de reboque 24 horas por 8 anos, dentre outros), a marca amplia o conceito para o que chamou de Peugeot Profissional Center, casas dedicadas ao segmento de utilitário, nas quais o frotista encontrará consultor especializado, lavagem do veículo após o serviço e possibilidade de faturar serviços e peças via boleto bancário. “Muitas vezes, quem leva ou busca o veículo não é o proprietário da empresa”, justifica Dercyde Gomes, diretor de pós-venda da Peugeot. “É mais um compromisso nossos para garantir eficiência no negócio.”
O Expert é produzido na fábrica da Nordex, em Montevidéu, no Uruguai, em linha com capacidade para 6 mil unidades/ano, de onde também sai o modelo irmão Citroën Jumpy. Segundo Ana Teresa Borsari, a expectativa de vendas para o furgão da Peugeot, em seu primeiro ano cheio, é de 2.000 unidades somente no mercado brasileiro.
Como veículo dedicado ao segmento de utilitários, o Expert traz algumas soluções práticas para o cotidiano da distribuição de carga urbana. Além da porta lateral corrediça, as portas traseiras possibilitam abertura de até 180◦, o que permite carregamento com uso de empilhadeira. As caixas de rodas também não invadem o compartimento de carga, que oferece capacidade volumétrica de 6,6 m³ e até 1.500 kg de carga útil.
Outro recurso facilitador é o chamado Moduwork, uma tampa localizada na divisória do compartimento de carga com o habitáculo permite aumentar espaço sob o banco do passageiro para acomodar cargas longas, de até 4 metros de comprimento.
No comando do Expert, o motorista é auxiliado com um bom conjunto de recursos e conveniência, desde ajuste de altura da direção, do tipo eletro hidráulica, até acionamento elétrico dos vidros e retrovisores. No quesito segurança traz controle de estabilidade, luz diurna, sensor de sonolência, assistente de saída em rampa e sistema de travas independente para o habitáculo e para o compartimento de carga.
No trem de força, o Expert, com tecnologia Euro 6, tem 1.6 turbodiesel de 115 cv a 3.500 rpm e torque de 30 kgfm a 1.750 rpm associado a uma caixa de câmbio de seis marchas. Segundo a Peugeot, o modelo entrega um dos melhores índices de autonomia da categoria, de 1.000 km, como também um dos menores custos por quilômetro rodado: R$ 1.
O veículo será lançado oficialmente na Fenatran e ofertado a partir de duas versões – Business e Business Pack – e somente em duas cores: branca e cinza, com preço promocional de lançamento a partir de R$ 79.990. O preço de lista, porém, parte de R$ 83.990.
Além do Expert, a marca também reserva algumas outras novidades na Fenatran. A executiva prefere preservar os segredos, mas dá pistas, como uma versão do Expert para passageiros e a introdução de mais um furgão, com capacidade acima do Expert.
Fotos: Peugeot/Divulgação
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.