Produto

Nissan testa veículo autônomo nas ruas de Tóquio

Com tecnologia ProPilot, sedã esportivo Infinitti Q50 pode chegar ao mercado em 2020

Por Redação

Em plena semana do Salão do Automóvel de Tóquio a Nissan fez demonstrações nas ruas da capital do Japão de um protótipo da versão mais avançada de sua tecnologia de condução autônoma, planejada para uso real a partir de 2020. Foi testada na sexta-feira, 27, a última geração da tecnologia ProPilot no sedã esportivo Infinitti Q50.

A nova tecnologia, segundo a fabricante japonesa, permite que o veículo funcione no modo autônomo em meio urbano, como em ruas, avenidas e vias expressas. O sistema assume o controle do veículo a partir de uma programação da rota feita pelo motorista no sistema de navegação, podendo terminar o percurso até a chegada.

Na busca pela autonomia dos veículos, a Nissan está mostrando no Salão de Tóquio o novo Nissan Leaf, veículo zero emissão também equipado com a tecnologia ProPilot, que permite a condução autônoma em uma única faixa de rodagem em autoestradas. Os modelos Nissan Serena, X-Trail e Rogue fazem parte da crescente linha de modelos da Nissan equipados com o ProPilot, que será ampliada em 2018 com a chegada do Qashqai.

“Inventar está no coração de tudo o que fazemos na Nissan”, comentou Takao Asami, vice-presidente sênior responsável pela área de pesquisa e engenharia avançada na Nissan. “Nosso protótipo de última geração do ProPilot demonstra a tecnologia que estará disponível para uso real a partir de 2020. A demonstração feita nesta sexta-feira é mais um exemplo do trabalho bem-sucedido que estamos fazendo para criar a condução autônoma para todos no futuro”.

Segundo a montadora, a inteligência artificial do protótipo utiliza dados recebidos de doze sonares, doze câmeras, nove radares de ondas milimétricas, seis escâneres a laser e mapas em alta definição, para analisar cenários complexos em tempo real, permitindo navegar em meio a condições desafiadoras, como cruzamentos movimentados.


Foto: Divulgação/Nissan

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

A partir de agora, Fenatran no calendário de eventos estratégicos de SP

Maior feira de transporte da região passar a integrar seleta lista de 27 feiras e…

% dias atrás

SUVs da Jaecoo chegam ao Brasil a partir do terceiro trimestre

Modelos com motorizações híbridas plug-in serão vendidos em 50 lojas

% dias atrás

Com TService, Toyota mira clientes com carro fora da garantia

Diretor comercial revela que frota da marca rodando no Brasil é da ordem de 1,3…

% dias atrás

Hyundai premia seus 12 melhores fornecedores

Empresas se destacaram pelo desempenho e qualidade na entrega de produtos em 2023

% dias atrás

Anip: mercado de pneus encerra o primeiro trimestre em queda de 12%.

Em trajetória oposta, as importações do produto cresceram 33%

% dias atrás

Marca Toyota vende 10,3 milhões de veículos pela primeira vez

Montadora líder global negociou ainda 780 mil veículos Daihatsu e Hino no ano-fiscal encerrado em…

% dias atrás