Produto

Nissan testa veículo autônomo nas ruas de Tóquio

Com tecnologia ProPilot, sedã esportivo Infinitti Q50 pode chegar ao mercado em 2020

Por Redação

Em plena semana do Salão do Automóvel de Tóquio a Nissan fez demonstrações nas ruas da capital do Japão de um protótipo da versão mais avançada de sua tecnologia de condução autônoma, planejada para uso real a partir de 2020. Foi testada na sexta-feira, 27, a última geração da tecnologia ProPilot no sedã esportivo Infinitti Q50.

A nova tecnologia, segundo a fabricante japonesa, permite que o veículo funcione no modo autônomo em meio urbano, como em ruas, avenidas e vias expressas. O sistema assume o controle do veículo a partir de uma programação da rota feita pelo motorista no sistema de navegação, podendo terminar o percurso até a chegada.

Na busca pela autonomia dos veículos, a Nissan está mostrando no Salão de Tóquio o novo Nissan Leaf, veículo zero emissão também equipado com a tecnologia ProPilot, que permite a condução autônoma em uma única faixa de rodagem em autoestradas. Os modelos Nissan Serena, X-Trail e Rogue fazem parte da crescente linha de modelos da Nissan equipados com o ProPilot, que será ampliada em 2018 com a chegada do Qashqai.

“Inventar está no coração de tudo o que fazemos na Nissan”, comentou Takao Asami, vice-presidente sênior responsável pela área de pesquisa e engenharia avançada na Nissan. “Nosso protótipo de última geração do ProPilot demonstra a tecnologia que estará disponível para uso real a partir de 2020. A demonstração feita nesta sexta-feira é mais um exemplo do trabalho bem-sucedido que estamos fazendo para criar a condução autônoma para todos no futuro”.

Segundo a montadora, a inteligência artificial do protótipo utiliza dados recebidos de doze sonares, doze câmeras, nove radares de ondas milimétricas, seis escâneres a laser e mapas em alta definição, para analisar cenários complexos em tempo real, permitindo navegar em meio a condições desafiadoras, como cruzamentos movimentados.


Foto: Divulgação/Nissan

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Acelerada, Foton cresce vendas bem acima do mercado

Com montagem local, marca amplia portfólio de produtos e segmentos

% dias atrás

Nissan abre 51 vagas de estágio

Programa contempla fábrica de Resende e escritório em São Paulo. Inscrições até 29 de maio.

% dias atrás

Importações de autopeças chinesas disparam em março

No trimestre, a alta é de 9,1%. No mês, contudo, expansão de 35% no comparativo…

% dias atrás

Consórcio de veículos encerra o 1º trimestre em ritmo de retomada

Venda de novas cotas registra alta perto de 3% com volume de crédito negociado em…

% dias atrás

New Holland anuncia nacionalização de plataformas de corte

Iniciativa aportou R$ 100 milhões na unidade de Curitiba, que abastecerá mercado da América Latina

% dias atrás

Cuiabá renova frota de ônibus com a Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás