Por Redação

Se ainda persistia alguma dúvida com relação à disseminação dos automóveis elétricos pela indústria automotiva, a IONITY, joint venture criada pelos grupos alemães BMW, Daimler e Volkswagen, por meio das marcas Audi e Porsche, e a norte-americana Ford, não deixa mais nenhuma indagação. A empresa construirá e operará em torno de 400 estações de carregamento rápido nas principais rotas europeias até 2020.

“A primeira rede de estação de alta potência de recarga por toda a Europa desempenha papel fundamental na consolidação de um mercado de veículos elétricos”, destaca Michael Hajesch, diretor presidente da nova empresa. “A IONITY oferecerá aos clientes serviço de pagamento rápido e digital para facilitar viagens de longa distâncias.”

De acordo com o anúncio da nova empresa, pelo menos vinte pontos já serão implantados e operados pela IONITY, em vários países da Europa, ainda até o fim de 2017. Nesta primeira etapa, as estações estarão presentes a cada 120 km em estradas principais da Alemanha, Noruega e Áustria. Até 2018, a rede superará 100 estações.

Os pontos terão capacidade de até 350 kW e usará sistema de carregamento padrão, o chamado CCS, do inglês Combined Charging System, adotado pela maior parte da indústria automotiva no desenvolvimento de seus modelos elétricos.

Os sócios fundadores da IONITY têm partes iguais no negócio, mas também abertos a outros fabricantes de automóveis a ajudarem a expandir a rede.


Foto: IONITY/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!