Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

A Jaguar Land Rover e a Waymo fecharam parceria para desenvolver em conjunto o primeiro veículo elétrico premium ser condutor do mundo, a ser destinado a serviços de transportes autônomos. O modelo escolhido foi o Jaguar I-Pace, apresentado no começo deste mês como o primeiro SUV totalmente elétrico da marca.

De acordo com a Jaguar Land Rover, a parceria com a Waymo, antes conhecida como Projeto Google de carros autônomos, visa fortalecer os objetivos das duas empresas de “fazer carros seguros, permitir que as pessoas ganhem tempo e melhorar a mobilidade de todos”. O Jaguar I-Pace da Waymo está sendo mostrado ao público no Salão Internacional do Automóvel de Nova York.

Os testes com as primeiras unidades do modelo autônomo começam no final deste ano. As provas em ruas públicas para capturar dados do mundo real permitirão que os engenheiros da Waymo e da Jaguar Land Rover refinem suas tecnologias e entreguem segurança e confiança otimizadas.

Leia mais

Jaguar I-Pace será lançado em março

Mais de 20 mil I-Pace serão feitos nos primeiros dois anos de produção e estarão disponíveis para o que se estima ser mais de um milhão de trajetos por dia dos serviços da Waymo de condução sem motorista.

Segundo comunicado da fabricante britânica, a Waymo é a única companhia hoje com uma frota inteira de carros sem a necessidade de condutores – com ninguém no banco dianteiro – em vias públicas. No final deste ano, a Waymo lançará o primeiro serviço de transporte de condução autônoma que permitirá aos associados usarem o aplicativo Waymo para chamar seu carro.

O CEO da Jaguar Land Rover, Ralf Speth, comemora: “Com o Jaguar I-Pace temos um veículo imbatível no mundo que captura a imaginação dos clientes nos cinco continentes. Nossa paixão por estar na vanguarda da mobilidade requer parcerias estratégicas e de longo prazo”

John Krafcik, CEO da Waymo, disse: “Enquanto estamos focados na Waymo em oferecer o motorista mais experiente do mundo, a equipe da Jaguar Land Roverestá desenvolvendo uma plataforma completamente nova de bateria elétrica que parece estabelecer novos padrões em segurança, design e capacidade. Estamos seguros na Waymo de que nossos clientes vão gostar da segurança, conforto e experiência de luxo que um I-PACE sem motorista vai proporcionar.”


Foto: Divulgação/JLR

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!