Indústria

Herbert Diess, o novo presidente do Conselho VW

Grupo anuncia reestruturação em seu comando para acelerar a tomada de decisões da companhia

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

O Conselho de Administração e Supervisão da Volkswagen decidiu rever a estrutura administrativa do grupo, a fim de melhor aproveitar as sinergias das suas unidades operacionais e acelerar a tomada de decisões na companhia. Matthias Müller renunciou ao cargo de presidente do Conselho de Administração por mútuo acordo e Herbert Diess foi nomeado seu sucessor.

Em reunião na quinta-feira, 12, o presidente do Conselho de Supervisão, Hans Dieter Pötsch, agradeceu a Müller pela sua dedicação, dizendo que o executivo realizou um excelente trabalho para o grupo desde que assumiu a presidência do Conselho de Administração no outono de 2015.

Citou, dentre outros feitos, o processo de mudança cultural iniciado por Müller, “o que garantiu ao Grupo Volkswagen não apenas permanecer no caminho certo, mas estar hoje mais robusto do que nunca”.

Devido ao significado especial da conectividade de veículos, a TI de veículos será liderada pelo próprio Herbert Diess, ficando a empresa IT sob a direção de Frank Witter, CFO do grupo, segundo comunicado da Volkswagen. Aquisição e Componentes devem ser combinados em uma unidade única daqui para frente.

Com a reorganização, Diess também dirigirá a divisão Volume, enquanto Rupert Stadler, presidente do conselho da Audi, acumulará a direção da divisão Premium e comandará as vendas do grupo. Oliver Blume, presidente do conselho da Porsche, será o responsável pela divisão Super Premium, além de assumir responsabilidade pela produção do grupo e passar a integrar seu conselho de administração.

“O objetivo do Grupo Volkswagen é o de continuar alinhando a companhia e suas marcas com as necessidades futuras, salvaguardar sua posição entre os líderes da indústria automotiva internacional com inovação e lucratividade e ser instrumento na formação da mobilidade pessoal do futuro. Herbert Diess é a pessoa certa para fazer isso”, comentou Pötsch ao falar das mudanças.

Diess, por sua vez, comentou que o Grupo Volkswagen é hoje uma união de marcas fortes e com grande potencial. “Matthias Müller lançou as bases para a nossa transformação e a minha tarefa mais importante agora será unir a nossa equipe de gestão à nossa força de trabalho para buscar e impulsionar consistentemente a nossa evolução em um provedor líder e lucrativo de mobilidade sustentável”.

O executivo também comentou que nesta fase de profunda reviravolta na indústria automotiva, “é vital que a Volkswagen atinja a velocidade e faça uma marca inconfundível na mobilidade eletrônica, na digitalização do automóvel e no transporte, bem como nos novos serviços de mobilidade”.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

A partir de agora, Fenatran no calendário de eventos estratégicos de SP

Maior feira de transporte da região passar a integrar seleta lista de 27 feiras e…

% dias atrás

SUVs da Jaecoo chegam ao Brasil a partir do terceiro trimestre

Modelos com motorizações híbridas plug-in serão vendidos em 50 lojas

% dias atrás

Com TService, Toyota mira clientes com carro fora da garantia

Diretor comercial revela que frota da marca rodando no Brasil é da ordem de 1,3…

% dias atrás

Hyundai premia seus 12 melhores fornecedores

Empresas se destacaram pelo desempenho e qualidade na entrega de produtos em 2023

% dias atrás

Anip: mercado de pneus encerra o primeiro trimestre em queda de 12%.

Em trajetória oposta, as importações do produto cresceram 33%

% dias atrás

Marca Toyota vende 10,3 milhões de veículos pela primeira vez

Montadora líder global negociou ainda 780 mil veículos Daihatsu e Hino no ano-fiscal encerrado em…

% dias atrás