Empresa

Volkswagen Truck & Bus vai abrir capital

Subsidiária do Grupo Volkswagen atuará independente como empresa de sociedade anônima

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

O Grupo Volkswagen anuncia que começa a dar passos para capitalizar a subsidiária Volkswagen Truck & Bus no mercado de ações e, assim, transformar a empresa em sociedade anônima. A abertura de capital ocorre três anos depois de a companhia ser constituída, na qual reúne as marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e RIO (serviços por conectividade baseados em nuvens).

O conselho administrativo do grupo alemão acredita que a capitalização permitirá à empresa mais capacidade de investimento, além de maiores possibilidades de desenvolvimento contínuo e sustentável.

“A preparação para a capitalização é um passo lógico nesta evolução bem-sucedida de nossa empresa. Estamos prontos para subir de nível com a abertura de capital”, diz em comunicado Andreas Renschler, CEO da Volkswagen Truck & Bus. “É claro que isto não ocorrerá de um dia para o outro. Iniciamos um abrangente projeto, o Next Level, no qual atuam quase 200 colaboradores de todas as nossas marcas em todo o mundo. Como equipe, criaremos as condições para poder ter acesso a todas as possibilidades financeiras do mercado de capitais e financiar importantes investimentos futuros com mais flexibilidade e acelerar o crescimento rentável de nosso negócio com veículos comerciais.”

O Next Level coloca foco em sete iniciativas com as quais, sustenta a empresa, conduzirão a Volkswagen Truck & Bus à liderança global na área de transportes. A estratégia avança com o reforço no desempenho das marcas, na expansão global, em modelos de negócio orientados ao futuro -o que inclui a direção autonôma -, fortalecimento da cooperação entre as marcas com maiores sinergias, verificação da estrutura da organização para desenvolver valores comuns, adoção de um modelo ativo e aberto de comunicação, além da criação de condições técnicas e estruturais com vistas à capacitação ao mercado de capitais.

De acordo com a companhia, a Volkswagen Truck & Bus passará por uma transformação para tornar-se uma empresa madura. O grupo já dispõe de 31 fábricas em 17 países e 81 mil colaboradores que produzem caminhões e ônibus. Nos primeiros anos fiscais de 2016 e 2017, a empresa investiu € 2,9 bilhões em pesquisa e desenvolvimento.

No ano passado, a Volkswagen Truck & Bus entregou 205.000 veículos comerciais em todo o mundo, alta de 11,6 % sobre 2016. O volume de vendas contribuiu para o crescimento de 12,1 % no faturamento, para € 23,9 bilhões.


Foto: MAN Latin America/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Em Caxias do Sul, a nova pista de testes da Marcopolo

Objetivo é ampliar a precisão e a eficiência dos testes dinâmicos e funcionais após o…

% dias atrás

BYD fala em exportar 100 mil veículos para Argentina e México

Montadora, entretanto, não informa prazos para os embarques e terá que cumprir índices mínimos de…

% dias atrás

Foton acelera eletrificação do transporte no País

Marca incorpora na oferta sete opções de veículos comerciais dentre furgões e caminhão leve

% dias atrás

Camila Rocha é a nova gerente global de Marketing da Delphi

A executiva vai liderar as estratégias mundiais de comunicação e promoção da empresa

% dias atrás

Primeira quinzena de março teve 101 mil veículos vendidos

Média por dia útil superou 10 mil unidades

% dias atrás

VWCO amplia testes com biodiesel 100%

Montadora faz parceria com a Amaggi para avaliar desempenho do combustível em operação de longa…

% dias atrás