Indústria

MAN ganha licitação para 3.400 ônibus escolares

Volume de modelos para atender ao programa Caminho da Escola supera em 56% as vendas de chassi da fabricante no acumulado do ano passado

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

O reaquecimento da economia do País trouxe de maneira mais ativa importante alavanca na produção de ônibus. A MAN Latin America anuncia que venceu licitação para a entrega de 3.400 ônibus ao programa do governo federal Caminho da Escola. Os modelos poderão ser adquiridos por município até abril do ano que vem para o transporte de alunos de rede da pública de educação básica. O volume do contrato é 56% maior às vendas acumuladas de chassi da fabricante em todo o ano passado, quando registrou 2.180 unidades emplacadas, conforme anotado pela Fenabrave.

Na programação estão contemplados ônibus e micro-ônibus baseados nos chassis Volksbus 8.160 ODR, 8.160 OD (piso alto) e 15.190 ODR com capacidades para 29, 30 e 59 estudantes, pela ordem. Produzidos na fábrica de Resende (RJ), os veículos terão carrocerias da Marcopolo e Neobus, de Caxias do Sul (RS) e Duque de Caxias (RJ), respectivamente.

De acordo com a empresa, a Volksbus é a maior parceira do programa, criado em 2007 sob tutela do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No período a montadora já forneceu 16.000 unidades, a maior participação no programa, atendendo por volta de 5.000 municípios no transporte de mais de 3,5 milhões de crianças.

Leia mais

→MAN é marca mais lembrada em veículos escolares

→Volksbus dobra exportações

Frequentemente destinados para atuar em áreas remotas, os Volksbus para o Caminho da Escola saem de fábrica com suspensão reforçada e mais elevada, pneus de uso misto, bloqueio no diferencial, ângulos de entrada de saída maiores e dispositivos de poltronas móveis para acessibilidade de crianças com mobilidade reduzida.

“Desenvolver veículos que já permitiram o acesso de milhões de estudantes à educação ao longo desses onze anos é extremamente gratificante”, resume em nota Roberto Cortes, CEO da MAN Latin America. “Sem dúvida coroa a trajetória de 25 anos da família Volksbus no mês de seu aniversário, celebrando o know-how de produção brasileiro, transportando sonhos e o futuro do País.”


Foto: MAN Latin America/Divulgação

Últimos posts por Décio Costa (exibir todos)
Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Poucas alterações entre líderes de mercado ao longo de 2025

Critérios técnicos próprios organizam ranking em 14 categorias; desempenho do mercado em 2026 deve permanecer…

% dias atrás

Preço dos carros eletrificados importados pode subir até 8%

A alíquota de importação retoma os 35% vigentes para modelos a combustão em julho

% dias atrás

Anfavea tem reunião com Alckmin nesta quarta-feira

Em pauta, o fim dos incentivos a veículos CKD/SKD e as modestas projeções do setor…

% dias atrás

Renault Group avança com vendas fora da Europa e eletrificação

Em 2025, a fabricante registra o terceiro crescimento consecutivo

% dias atrás

VWCO amplia capacidade de centro de peças e acessórios

Aumento em 5 mil m² reflete inclusão de novos componentes na oferta

% dias atrás

Mercado de pneus produzidos no Brasil encolhe 5,8% em 2025

Anip está negociando com o governo medidas para por fim às importações com dumping

% dias atrás