Por Joel Leite

Caritas Internationalis, três bancos católicos com um saldo de cerca de € 7,5 milhões , várias dioceses e uma coalizão internacional de instituições católicas anunciaram  que deixarão de investir  em combustíveis fósseis para proteger o planeta.

COMBUSTIVELO presidente da Cáritas Internationalis, Cardeal Luis Antonio Tagle, disse que os pobres sofrem muito com os impactos da crise climática e os combustíveis fósseis são uma das principais causas dessa injustiça.”É por isso que encorajamos nossas organizações e grupos ligados à Igreja a fazer o mesmo”, disse.

A decisão da Cáritas Internationalis de não mais investir está ligada à decisão dos principais bancos católicos de fornecer opções responsáveis ​​a seus investidores e abordar a mudança climática. Entre as instituições que anunciaram o compromisso estão o Pax Bank, o Bank Im Bistum Essen eG e o Steyler Ethik Bank.

“O desinvestimento é um caminho importante para a Igreja mostrar liderança no contexto da mudança climática. Louvados sejam todos aqueles que servem os mais vulneráveis, protegendo o meio ambiente”, disse  Tagle.

O grupo de 35 instituições se junta a 60 organizações católicas que atendem ao chamado do Papa Francisco de instituir práticas financeiras moralmente sólidas.

John O’Shaughnessy, fundador da Católica Impact Investing Collaborative, grupo de instituições católicas que administram coletivamente mais de US$ 50 bilhões, afirma que “o desinvestimento de combustíveis fósseis” envia um sinal importante: “As instituições financeiras estão cientes de que esses investimentos não são sustentáveis e provocam grande dano à sociedade. Cada vez mais, os gerentes financeiros estão se afastando de energia suja e avançando para uma futuro limpo e sustentável”.

Este compromisso é coordenado pelo Movimento Mundial Católico pelo Clima, ao qual pertencem mais de 650 organizações. Seu diretor executivo, Tomás Insua, disse que “quando se trata de proteger o lar comum, não há tempo a perder”. “Nos livrarmos dos combustíveis fósseis é importante para reduzir a curva de emissões de CO2 o mais rápido possível. E a liderança da Igreja nesta questão nunca foi tão importante”, afirma.

* Joel Leite é jornalista, palestrante e criador da Agência AutoInforme, agência especializada no setor automotivo

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!