Média diária da primeira quinzena ficou em 10,7 mil unidades, 7% a mais do que no mesmo período de abril

Por Alzira Rodrigues | alzira@autoindustria.com.br
Desde janeiro o mercado de veículos vem crescendo mês a mês e tudo indica que maio fechará com novo recorde de vendas. Balanço da primeira quinzena do mês, com total de 107 mil unidades emplacadas, indica média de negócios por dia útil na faixa de 10,7 mil veículos, 7% a mais do que a registrada no mesmo período de abril, o melhor mês do ano até agora.
Tanto no mês passado como no atual a quinzena teve dez dias úteis. Nos primeiros quinze dias de abril foram comercializadas 99.870 unidades, ou seja, 9.987 por dia útil. Em março, a média da primeira quinzena tinha sido de apenas 8,4 mil veículos.
Leia mais
→Quinzena teve média diária de 10 mil unidades
→Mercado de veículos cresce 21,3% até abril
Os dados do Renavam incluem tanto automóveis e comerciais leves, como também caminhões e ônibus. Segundo fonte do mercado que teve acesso ao balanço, tudo indica que o resultado de maio deverá ser um pouco superior ao de abril, quando o mercado absorveu 217.359 veículos.
Como a segunda quinzena tem mais onze dias úteis, se for mantida a média diária do primeiro período do mês as vendas chegariam a mais de 224 mil unidades. E normalmente a segunda quinzena é melhor do que a primeira, embora seja importante lembrar que haverá um feriado no final deste mês, dia 31, que pode prejudicar as vendas da véspera.
Se o mercado atingir vendas em torno de 220 mil unidades este mês, serão perto de 983 mil emplacamentos nos primeiros cinco meses do ano, com crescimento próximo a 20% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram negociadas 824,4 mil unidades.
Foto: Divulgação/Kia
Sistema da Região Metropolitana ganha por 21 unidade de ônibus elétricos articulados e biarticulados
Tecnologia é alternativa mais barata à química íon-lítio, hoje predominante
Com Brasil na liderança e vendas totais de 569.174 unidades, expansão em 2025 sobre 2024…
Empresa vendeu 11,3 milhões de veículos em 2025, 4,6% a mais do que no ano…
Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra
Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista