Mercado

Jeep se aproxima da Honda

Na briga dos SUVs, fabricante de Goiana leva vantagem. FCA promete mais quatro veículos do gênero no País, incluindo um Jeep de sete lugares.

Por Alzira Rodrigues| alzira@autoindustria.com.br

Com exceção da Volkswagen, que superou a Fiat no acumulado do ano e consolidou-se como vice-líder, as demais marcas mantiveram as mesmas posições no ranking das dez mais vendidas no País até maio. Mas isso não quer dizer que a briga por participação não esteja acirrada.

A Jeep, por exemplo, detinha 3,9% do mercado em maio do ano passado, índice que chegou a 5,1% este ano. Manteve-se na nona posição do ranking, mas aproximou-se bastante da Honda, a oitava colocada, que teve fatia reduzida de 6,6% para 5,4% — uma diferença no mês entre as duas marcas de apenas 0,3 ponto porcentual, conforme dados divulgados pela Fenabrave.

A forte disputa interna no segmento de SUVs tem grande peso nesse contexto. No acumulado de janeiro a maio de 2017, o segmento era liderado pelo Honda HR-V, com 19,1 mil unidades emplacadas ante as 18,2 mil do Jeep Compass. Este ano, o modelo produzido pela FCa em Goiana (PE) já acumula 23,1 mil licenciamentos, ante as 20 mil do HR-V, assumindo o primeiro lugar.

Todas as marcas estão cientes, hoje, da importância dos SUVs para galgar degraus por aqui. E com a FCA, Fiat Chrysler Automobiles, detentora da marca Jeep, não poderia ser diferente. A empresa promete lançar quatro SUVs no Brasil até 2021, sendo um deles um Jeep de sete lugares.

O anúncio foi feito pela empresa na sexta-feira, 1, em Balloco, Itália, quando divulgou plano estratégico global para os próximos cinco anos. Além de um novo Jeep, produzirá outros três utilitários esportivos com a marca Fiat – um também de sete lugares e também fabricado em Goiana, e outros dois em Betim (MG) – um subcompacto e um compacto.

Leia mais

FCA investirá € 9 bi em eletrificação

É clara, assim, a estratégia da FCA de não só continuar expandido a participação da marca Jeep por aqui, mas também a de recuperar terreno perdido pela Fiat no País.

No ranking das dez mais, a líder General Motors reduziu sua participação de 17,7% no acumulado de janeiro a maio de 2017 para 16,9% no mesmo período deste ano. A Fiat também perdeu espaço, com fatia reduzida de 13,3% para 12,7%.

Já a Volkswagen ampliou penetração de 12,7% para 14,7% no acumulado do ano. E em maio, particularmente, aproximou-se ainda mais da GM, com penetração de 15,2% ante os 16,6% da líder. No acumulado do ano, vêm na sequência Ford – com participação de 9,4%, Hyundai (8,7%), Toyota (8,2%) e Renault (7,3%).

Leia mais

Greve reduz venda de veículos em maio

Honda detém no período de janeiro a maio 5,9%, índice que era de 6,7% no mesmo acumulado de 2017. Já a Jeep ampliou fatia de 4,2% para 4,4%. A Nissan fecha o ranking da dez mais com 4,2% do mercado este ano, contra os 3,5% de um ano antes.


Foto: Divulgação/Jeep

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

A partir de agora, Fenatran no calendário de eventos estratégicos de SP

Maior feira de transporte da região passar a integrar seleta lista de 27 feiras e…

% dias atrás

SUVs da Jaecoo chegam ao Brasil a partir do terceiro trimestre

Modelos com motorizações híbridas plug-in serão vendidos em 50 lojas

% dias atrás

Com TService, Toyota mira clientes com carro fora da garantia

Diretor comercial revela que frota da marca rodando no Brasil é da ordem de 1,3…

% dias atrás

Hyundai premia seus 12 melhores fornecedores

Empresas se destacaram pelo desempenho e qualidade na entrega de produtos em 2023

% dias atrás

Anip: mercado de pneus encerra o primeiro trimestre em queda de 12%.

Em trajetória oposta, as importações do produto cresceram 33%

% dias atrás

Marca Toyota vende 10,3 milhões de veículos pela primeira vez

Montadora líder global negociou ainda 780 mil veículos Daihatsu e Hino no ano-fiscal encerrado em…

% dias atrás