Mercado

Demanda por importados cresce 39,8% no ano

Associadas da Abeifa emplacam 14.835 veículos até maio. Kia lidera vendas.

Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br

Apesar de o resultado de maio ter sido praticamente igual ao de abril, as vendas de veículos das dezesseis marcas filiadas à Abeifa, Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, registram crescimento de 39,8% no ano.

Foram licenciadas nos primeiros cinco meses 14.935 unidade, ante as 10,7 mil do mesmo período do ano passado. A entidade mantém estimativa de vendas para 2018 em 40 mil unidades.

No mês passado, a venda de carros importados pelas associadas da Abeifa ficou em 3.239 unidades, pequena alta de 0,1% em relação a abril, quando foram emplacadas 3.237. Maio, no entanto, teve o movimento de paralisação do transporte que prejudicou o comércio em geral.

“O desempenho de vendas em maio poderia ter sido melhor”, explica o presidente da Abeifa, José Luiz Gandini.. “Infelizmente, como aconteceu em vários setores da economia brasileira, os importadores também foram prejudicados pela greve. As vendas negociadas na terceira semana de maio não foram concluídas por falta de produto a partir do dia 21”.

Com relação a maio do ano passado, quando foram comercializados 2.558 importados, houve crescimento de 26,6%. A participação dos veículos licenciados pelos afiliados da Abeifa nas vendas do mercado automotivo em maio foi de apenas 1,66%.

Leia mais

Mercado de importados avança 58% em abril

Considerando o volume total de importados, incluindo os que são negociados pelas montadoras, esse índice chega a 13,8%, conforme balanço divulgado pela Anfavea. Em relação a maio do ano passado, a participação subiu 3,8 pontos porcentuais.

Leia mais

Kia inicia expansão da rede no País

As cinco marcas que mais venderam, de janeiro a maio, foram a Kia Motors, com 5.237 unidades e crescimento de 65,1%, Volvo, 2.131 e 69,3%, respectivamente, e Jac Motors, com 1.815 emplacamentos e alta de 29%). A Lifan comercializou 1.206 veículos, com expansão de 25,4%, e BMW exatas 1.102 unidades, com acréscimo de 52,2%.


Foto: Divulgação/Kia

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás