O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC divulgou nota afirmando que  o Rota 2030, aprovado e regulamentado nesta quinta-feira, 8, está aquém das necessidades da indústria automotiva brasileira. Na avaliação da entidade, trata-se de um programa com foco em pesquisa e desenvolvimento, o que é bom e necessário, mas não pode ser considerado uma política industrial.

“Ao não contemplar políticas tarifárias que incentivem produção nacional, que estavam presentes no Inovar-Auto, o Rota 2030 ficou incompleto, pois não zela pelo emprego. Ele não estabelece proteção efetiva nem mesmo em relação ao volume de componentes importados nos veículos produzidos no Brasil. A MP aprovada também não atende os pleitos de fortalecimento da cadeia produtiva e, por ter validade de 15 anos, deveria ser muito mais estruturante”, destaca a nota.

O sindicato diz que, durante todo o processo de discussão do programa, se empenhou em garantir dispositivos que o tornassem mais abrangente. “Por meio de emenda parlamentar, apresentada pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP), conseguimos avançar em relação ao texto original, incluindo a capacitação técnica e a qualificação profissional, inserindo o trabalhador como parte dos processos, tendo em vista os incentivos previstos à eletrificação e à indústria 4.0”.

O Sindicato diz ainda que considera positiva a criação do observatório nacional da indústria, que deverá acompanhar de perto a aplicação de recursos, investimentos em pesquisa e desenvolvimento. “Estaremos atentos e mobilizados para garantir a participação efetiva dos trabalhadores nesse processo”, conclui a nota.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!