Marca foi a quarta mais vendida em novembro

As vendas de automóveis e comerciais leves em novembro reservaram um presente e tanto para a festa de 20 anos da fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), comemorados oficialmente neste 4 de dezembro. Com 20,3 mil emplacamentos, a marca francesa superou a Ford e subiu para a quarta colocação no ranking das mais vendidas. Foi a primeira vez no ano que a Renault chegou a essa colocação. E melhor ainda: o desempenho garantiu fatia de 9,2%.
Ao longo do ano, a montadora negociou 194,3 mil, 8,6% do total dos mais de 2,2 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados, e deve se consolidar como a quinta marca mais vendida, superando a Hyundai. De janeiro a novembro do ano passado, ela detinha quase um ponto porcentual a menos do mercado: 7,7%.
A vantagem de apenas 0,3 ponto porcentual para a marca coreana — menos de 6 mil unidades — é pequena, mas dificilmente será revertida em dezembro, mês naturalmente de vendas menores em função das festas e férias de fim de ano.
Chama a atenção em 2018 a evolução das vendas do Kwid e do utilitário esportivo Captur. O compacto, em seu primeiro ano cheio no mercado, somou 59,7 mil emplacamentos em onze meses e é o sétimo automóvel mais vendido do País. Fechou o mês passado no sexto posto ao registrar 7,1 mil unidades negociadas.
O Captur, que disputa a faixa mais concorrida do segmento de SUVs, o que mais cresce no mercado interno, dobrou o número de emplacamentos. Contra os 11,6 mil registrados de janeiro a novembro de 2017, teve 23,1 mil no mesmo período deste ano. Só em novembro, foram 2,6 mil unidades.
LEIA MAIS
→Vendas diretas já respondem por quase a metade do mercado de veículos
→Renault completa 20 anos com participação recorde
→Caoa Chery pode ser 11ª no ranking brasileiro de marcas em 2018
A liderança do mercado brasileiro seguiu tranquila nas mãos da General Motors, que negociou 45,3 mil veículos no mês passado, equivalentes a 20,5% do total.
Em forte ascensão no ano, a Volkswagen deteve 15% das vendas de novembro, com 33,3 mil unidades emplacadas, seguida pela Fiat, com 26,8 mil veículos e 12,4%. A Ford caiu para a quinta colocação, com 18,6 mil licenciamentos e participação de 8,4%.
Foto: Divulgação /Renault
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…